Mariana Dantas representará Sergipe e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Karateca e gestora pública por Sergipe embarcou neste sábado para a capital francesa a convite do Comitê Olímpico do Brasil
Mariana Dantas representará Sergipe e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 - Foto: Arquivo pessoal/Assessoria
A Secretária de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas, foi convidada pelo Comitê Olímpico do Brasil para representar Sergipe e o Brasil como atleta e gestora nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste sábado, Mariana embarcou para a capital francesa, onde acompanhará os jogos do Brasil, incluindo a apresentação do conjunto brasileiro de ginástica rítmica, que tem seu centro de treinamento localizado em Sergipe, a equipe busca conquistar um lugar no pódio olímpico.
Mariana Dantas, karateca desde os 7 anos, é faixa preta 3º dan e integrou a seleção brasileira de karatê entre 2000 e 2010. Nesse período, destacou-se como campeã mundial em 2002, em Birmingham, Inglaterra. Além disso, conquistou o vice-campeonato pan-americano em Bogotá, Colômbia, e o título sul-americano em Buenos Aires, Argentina, acumulando diversos títulos nacionais e estaduais.
Com vasta experiência na captação, organização e administração de eventos esportivos, Mariana tem se destacado na elaboração de projetos e programas de desenvolvimento do esporte. Em 2011, na Prefeitura de Aracaju, coordenou a implantação do programa Bolsa-Atleta municipal, um marco na história do esporte sergipano. No governo do estado de Sergipe, atuou como diretora e Superintendente Especial de Esporte, trazendo grandes eventos nacionais para Sergipe, como os Jogos da Juventude e campeonatos nacionais de Ginástica, Judô, Atletismo, Wrestling, entre outros. Idealizou também os programas Seleções e Sergipe no Pódio, que dão suporte ao esporte educacional e de alto rendimento.
Mariana também desempenhou um papel importante no protagonismo feminino na sociedade, sendo presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Esporte. Em 2023, fez história ao se tornar a primeira mulher a ocupar a pasta do esporte estadual.
Sobre essa nova oportunidade, a secretária declarou: "Para mim, mais do que um ofício, é um sonho que está se realizando desde os meus sete anos como atleta de karatê, mas desde os cinco o esporte é muito presente na minha vida. A minha modalidade não era uma modalidade olímpica, mas Deus quis que eu me especializasse na gestão pública para poder oportunizar os nossos atletas, os nossos sergipanos a um dia estarem lá. Como tantos projetos e programas que a gente tem feito, o esporte de Sergipe tem crescido, e estamos dando visibilidade aos nossos atletas e ao nosso estado. A convite do Comitê Olímpico do Brasil, estou indo representar cada um de nós lá em Paris nos Jogos Olímpicos para ver de perto todo o desempenho e o desenvolvimento das nossas atletas sergipanas e do time Brasil como um todo. Isso para mim é um orgulho muito grande, é uma satisfação de sonho alcançado, de dever cumprido, porque aqui se mistura a trajetória de uma atleta e de uma gestora pública que está trabalhando incansavelmente para fazer o melhor pelo esporte sergipano", declara a secretária.
Mariana Dantas embarca para Paris com a missão de fortalecer os laços esportivos e acompanhar de perto os desempenhos que podem levar Sergipe e o Brasil ao pódio olímpico.