Opera Sergipe alcança marca de 100 cirurgias de endometriose e transforma a vida de mulheres em todo o estado
Procedimento amplia acesso ao tratamento da doença, reduz filas e consolida Sergipe como referência em saúde da mulher

O programa Opera Sergipe atingiu a marca de 100 cirurgias de endometriose realizadas na rede estadual de saúde. O procedimento garante às mulheres acesso a um tratamento especializado e de alta complexidade, representando um marco para a saúde feminina em Sergipe. A endometriose é uma doença inflamatória crônica que pode provocar dores intensas, infertilidade e impacto significativo na qualidade de vida das mulheres.
Para a paciente Josefa Maria dos Santos, 40 anos, a cirurgia é o início de um sonho para ela recuperar a qualidade de vida. “Não tem coisa melhor do que saber que o sofrimento tem solução, estou muito feliz e só tenho a agradecer. O acolhimento aqui é maravilhoso, desde a equipe médica até a enfermagem e os funcionários. Me surpreendi com a forma como fui tratada, sou muito grata ao programa Opera Sergipe por essa oportunidade. Hoje sou a prova viva de que o programa é real e funciona”, agradeceu Josefa.
O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou o impacto positivo do programa Opera Sergipe na assistência à saúde das sergipanas. “A realização de cirurgias pelo Opera Sergipe revoluciona a assistência à saúde feminina no estado e oferece um tratamento moderno, capaz de devolver dignidade e bem-estar às pacientes. Com a implantação do serviço, Sergipe se consolida como referência regional no cuidado integral à mulher, reforçando o compromisso do Governo do Estado em investir em tecnologias e ampliar o acesso da população a procedimentos de alta complexidade”, destacou o gestor da SES.
A cirurgia é uma das formas de tratamento para a mulher com endometriose, sendo, atualmente, o único tratamento com capacidade de cura. Ela consegue reduzir as dores da paciente pela remoção do tecido doente, permitindo uma melhoria significativa na qualidade de vida da mulher. É indicada para os casos em que não se consegue um controle clínico adequado das dores, em casos de infertilidade ou em casos com algum risco iminente à saúde da mulher. Por ser um procedimento complexo e com grandes riscos associados, pela possibilidade de acometimento de vários órgãos ao mesmo tempo, deve ser realizada por equipes experientes e especializadas para esse tipo de cirurgia.
De acordo com o cirurgião especializado em endometriose, Luccas Chagas, as cirurgias realizadas por meio do Opera Sergipe representam um momento histórico para o estado devido à capacidade e abrangência do atendimento oferecido pelo programa. “A partir disso, podemos oferecer procedimentos de excelência para as mulheres, aliviando suas dores e devolvendo qualidade de vida. A endometriose é uma doença grave, que afeta profundamente o dia a dia de milhares de mulheres, e é fundamental garantir acesso a um cuidado especializado. Graças à linha de cuidado lançada pelo Opera Sergipe, estamos trazendo esperança e novas perspectivas para quem há tanto tempo convive com essa condição”, destacou o cirurgião.