Aracaju (SE), 21 de novembro de 2025
POR: Díjna Torres
Fonte: Assessoria
Em: 21/11/2025 às 09:01
Pub.: 21 de novembro de 2025

6ª Mostra Elas por Trás das Câmeras realiza sexta edição no Museu da Gente Sergipana e na Universidade Federal de Sergipe

Evento acontece entre os dias 24 e 28 de novembro. Confira a programação

6ª Mostra Elas por Trás das Câmeras realiza sexta edição no Museu da Gente Sergipana e na Universidade Federal de Sergipe - Foto: Assessoria

Entre os dias 24 e 28 deste mês, o Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, e o campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em São Cristóvão receberão a programação da 6ª edição da Mostra Elas por Trás das Câmeras. A iniciativa contará com mesas de debate, exibições de filmes e oficinas nos espaços das instituições de maneira gratuita.

A mostra foi um dos projetos contemplados no edital ‘Ocupe o Museu’, que selecionou iniciativas para compor a programação cultural do segundo semestre de 2025 do Museu, além de integrar a programação do Departamento de Comunicação Social (DCOS) na 11ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS (SEMAC). 

No Museu, as atividades acontecerão no auditório Cândido de Faria. A programação iniciará, no dia 24, às 14h, com a mesa “O trabalho de mulheres no cinema e no audiovisual: do roteiro à distribuição”, que contará com a participação da diretora e roteirista Hewelin Fernandes, da montadora Lu Silva, da roteirista Maira Cristina e da diretora da Olhar Filmes, Paula Gomes. A mediação será da pesquisadora e diretora de arte Mika Roan.

Entre os dias 25 e 27, das 13h45 às 17h, haverá duas sessões diárias que exibirão os curtas-metragens selecionados pela curadoria, realizados por mulheres e pessoas dissidentes de gênero de todas as regiões brasileiras. Em relação à acessibilidade, todos os filmes que serão exibidos no Museu contam com legendas em português e há três sessões com janela de Libras. Consulte a programação para mais informações e para conferir a classificação indicativa de cada sessão: https://elasportrasdascameras.com.br/programacao/ 

Já a UFS abrigará as oficinas, que serão realizadas de 25 a 28 de novembro, pela manhã. Para esta edição, acontecerão as oficinas “Distribuição Audiovisual: Estratégias e Planos de Negócios para o Cinema Sergipano”, com Paula Gomes, e “Operação de Câmera”, com a diretora de fotografia Gabi Morbeck. As inscrições foram realizadas previamente, bem como a seleção das pessoas que participarão dessas duas atividades.

Além disso, para encerrar a programação da mostra, acontecerá no dia 28, às 18h, na pista de atletismo da UFS, o Cine Canga, que trará cinco filmes convidados, realizados por mulheres em Sergipe, além de uma roda de conversas com as realizadoras Julia Marques, Luciana Oliveira, Moema Pascoini, Nahiara Baddini e Manoela Veloso Passos, que será responsável por mediar a conversa. Para essa sessão, o público deve trazer a sua canga para aproveitar a exibição e a pipoca que será distribuída.

A mostra nasceu em 2018, em parceria com a Semana de Antropologia da UFS e o Grupo de Estudos Culturais e Relações Interétnicas (GERTs) nesse primeiro momento, e acontece a cada dois anos. De acordo com a idealizadora da mostra, a professora e realizadora Danielle de Noronha, o evento busca ampliar as janelas para exibição de curtas-metragens e visibilizar o cinema realizado por mulheres, homens trans, pessoas não binárias e demais dissidências de gênero. “Com isso, nosso objetivo também é problematizar e debater a enorme desigualdade de gênero que existe no setor audiovisual, promovendo conversas, exibindo os filmes, visibilizando suas realizadoras e proporcionando formação em áreas que identificamos uma demanda em relação à presença de mulheres e pessoas dissidentes de gênero, que é a distribuição e o departamento de câmera”, explica.

O evento é realizado com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Nº 06/2023 – TARCÍSIO DUARTE, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP/SE e conta com apoio do curso de Cinema e Audiovisual e do Departamento de Comunicação Social da UFS, da Universidade Federal de Sergipe, da locadora de equipamentos audiovisuais Igluloc, do Museu da Gente Sergipana e do Instituto Banese.

Conheça a programação completa: https://elasportrasdascameras.com.br/programacao/ 

Serviço:

  • 6ª Mostra Elas por Trás das Câmeras
  • De 24 a 28 de novembro
  • Museu da Gente Sergipana (Av. Ivo do Prado, 398 - Centro, Aracaju)
  • Universidade Federal de Sergipe (Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marcelo Deda Chagas, s/n)
  • Entrada gratuita

Para horários e informações sobre acessibilidade, consulte a programação.
https://www.instagram.com/elasportrasdascameras

https://elasportrasdascameras.com.br/

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação