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Aracaju (SE), 26 de dezembro de 2024
POR: Wellington Amarante
Fonte: Ascom Sebrae/SE
Pub.: 11 de novembro de 2015

Palestra destaca o uso do design no setor da Moda

Palestra destaca o uso do design no setor da Moda (Foto: Divulgao)

Palestra destaca o uso do design no setor da Moda (Foto: Divulgao)

O design é um elemento chave em todos os tipos de negócios. Além de contribuir com respostas criativas nos empreendimentos que desejam ser mais competitivos, o uso eficaz dessa ferramenta pode ajudar a reduzir o tempo de desenvolvimento de um produto ou serviço, servir como fonte de novas ideias e até mesmo contribuir para a comunicação efetiva entre os consumidores e as empresários.
E é pensando em mostrar como as pequenas empresas também podem se beneficiar desses conceitos que o Sebrae promove na próxima segunda-feira, dia 16, a partir das 18h40, a palestra ‘Design para Varejo de Moda. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email tecnologia.sebrae@se.sebrae.com.br. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (79) 2106-7710.
O encontro será comandado pela paranaense Érika Fiorillo, que tem formação em Desenho Industrial (com ênfase em projeto de produto)  pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós graduação em Administração – Gestão da Qualidade e Produtividade e mestrado em Engenharia de Produção / Ergonomia, todos pela UFPR. Érica tem experiência na área de design em empresas como a Electrolux do Brasil, além de atuar como consultora e empresária no ramo de varejo de moda e lecionar em instituições como a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e as Universidades Positivo e Univille.
Durante o encontro o público irá conhecer o que é design, os benefícios de sua utilização e a desconstrução de alguns paradigmas, o atual cenário do varejo de moda e a aplicação do design nesse segmento. Também serão apresentados alguns cases de sucesso de empresas que decidiram apostar nessa ferramenta como diferencial competitivo.
“A ideia é mostrar aos empreendedores que o design não é algo que deve ser utilizado apenas pelas grandes empresas. Queremos que eles percebam que essas informações podem ajudá-los a melhorar a produtividade, aumentar as vendas e a rentabilidade de seus negócios”, explica Kattiussya Dias, analista da Unidade de Soluções Empresariais do Sebrae.
O Varejo de Moda
O Mercado do Varejo de Moda tem conquistado resultado surpreendentes nos últimos anos. Um levantamento feito pela Revista Forbes mostrou que esse segmento ocupa o quarto lugar entre as indústrias mais lucrativas do mundo. 
Um outro estudo, dessa vez da consultoria AT Kearney, revelou que o Brasil ocupa a quinta colocação do Índice de Varejo e Vestuário. O mercado de Varejo de Moda é o segmento com maior densidade do comércio varejista. Há em todo país cerca de 780 mil lojas de vestuário, calçados e acessórios, o que o torna um dos segmentos mais importantes da economia nacional.
Um aspecto que tem chamado a atenção nesse setor é o crescimento do e-commerce. O segmento de Moda e Acessórios é a categoria mais vendida em volume de pedidos, representando 15% do total e ultrapassando a venda de eletrônicos, telefonia e cosméticos. Outro dado que chama a atenção é que mais de 30% dos empresários que atuam no e-commerce são do segmento de Moda.


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