Casa do Pão e o Portal Escritório Virtual foram os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil
Empreendedores conquistam Prêmios MPE Brasil e Mulher de Negócios.
Prmios valorizam trajetrias de sucesso dos empresrios (Foto: Ascom Sebrae/SE)
As boas práticas de gestão adotadas em dois empreendimentos sergipanos foram reconhecidas publicamente na noite desta quarta-feira. A Casa do Pão e o Portal Escritório Virtual foram os vencedores da etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) 2015 nas categorias Comércio e Serviços, respectivamente.
Este ano, mais de 1,2 mil empresas ligadas aos setores de agronegócios, indústria, comércio, serviços, serviços de turismo, saúde, educação e tecnologia da educação participaram do MPE. O Prêmio é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade (FNC).
Criada há 62 anos, a Casa do Pão é uma das mais tradicionais panificadoras sergipanas. A empresa, gerenciada pela empresária Júlia Moreira Prata, emprega atualmente 26 colaboradores e no ano passado também conquistou o título de melhor pão francês da Grande Aracaju.
“Essa conquista serve para mostrar a todos que mantemos a nossa tradição, sempre trabalhando com ética, vontade e amor pelo que fazemos. Não medimos esforços para continuar inovando e o resultado de todo esse esforço foi recompensado. Dedico esse prêmio aos meus familiares, colaboradores e clientes, pois todos eles são fundamentais para o nosso sucesso”, ressalta Júlia.
Já o Escritório Virtual foi criado há doze anos para oferecer uma solução que garantisse aos empreendedores uma economia nas despesas com aluguel e manutenção de uma sala comercial. A empresa disponibiliza aos seus clientes a infraestrutura de um escritório, endereço fiscal, serviços de apoio telefônico e administrativos a outras empresas e profissionais liberais mediante á adesão a planos mensais.
“Estou muito feliz por esse reconhecimento. Esse prêmio é uma motivação para sempre continuarmos buscando a excelência na gestão de nossa empresa. Ele simboliza também o nosso esforço pela melhoria contínua dos nossos processos”, explica o empresário Rosivaldo do Nascimento.O Portal Escritório Virtual também foi homenageado como Destaque pelas Boas Práticas de Responsabilidade Social e Inovação.
Participaram do MPE Brasil micro e pequenas empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões e com pelo menos um ano fiscal. A proposta do evento é reconhecer as experiências que promovem o aumento da produtividade nos negócios por meio da disseminação de conceitos e técnicas de gestão.
“A ideia do prêmio é valorizar aqueles que mais se preocupam com a gestão dos negócios. Esse é um tema que tem conquistado cada vez mais espaço no dia a dia das empresas, ainda mais em um momento de retração econômica como esse que estamos enfrentando. Investir na gestão é um importante passo para a empresa se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, destaca o gestor estadual do Prêmio e gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Sergipe, Adeílson Graça Leite.
Os vencedores estaduais disputam a etapa nacional do Prêmio, participam do evento de reconhecimento e de um seminário a ser realizado em Brasília no primeiro semestre de 2016.
Mulher de Negócios
A trajetória de empreendedorismo de duas sergipanas também foi reconhecida durante a solenidade. Elvira Maria de Jesus e Laura Figueiredo conquistaram o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que busca identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras.
Elvira é uma produtora rural que reside no Povoado Cabeça Dantas, localizado na zona rural do município de Boquim. Desde os 15 anos ela se dedica ao cultivo de frutas e verduras e comercializa diariamente seus produtos diariamente os produtos nas feiras livres da região e junto á Prefeitura.
Já Laura Figueiredo, vencedora na Categoria Pequenos Negócios, é advogada , mas desde cedo percebeu que tinha talento para empreender. Após uma experiência como funcionária de um escritório, ela decidiu montar o próprio negócio. Priorizando a implementação de um eficiente modelo de gestão, Laura estruturou a empresa e a consolidou como um dos principais escritórios de advocacia do estado.
“O prêmio é importante porque reconhece a trajetória de luta das mulheres. Somos mãe, esposa, donas de casa, mas também podemos empreender. Ocupamos um papel fundamental na sociedade e acho que podemos fazer muito mais pelo futuro de nosso país”, comemora a empresária.
O Sebrae Mulher de Negócios contou com a participação de 105 inscritas. As premiadas, além de um troféu, recebem como presente o direito de participar de qualquer capacitação oferecida pelo Sebrae ou receber 16 horas de consultoria nas empresas. Além disso, também estão aptas a participar da etapa nacional da premiação. Caso sejam vencedoras, recebem como prêmio uma viagem internacional.
Além das premiações, a solenidade também contou com uma palestra sobre ‘A importância da Aplicação do Modelo de Excelência de Gestão em Momentos de crise’, ministrada pelo representante da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Newson Fonseca.