Sebrae e ABF promovem curso sobre franquias
Em meio à crise, faturamento do setor cresceu 10,1% em 2015.
Sebrae e ABF promovem curso sobre franquias (Foto: Divulgao)
O mercado de franquias tem se mostrado nos últimos anos uma escolha interessante para aqueles que buscam abrir um empreendimento. A opção por um modelo de negócio já existente e testado no mercado, com menos riscos que um negócio próprio e com o suporte de uma rede, tem atraído cada vez mais novos empresários para o setor.
A prova disso é que somente em 2015 o número de unidades de franquia em operação no país cresceu 10,1% em relação a 2014, chegando a 138,3 mil empresas. Em Sergipe o resultado não foi diferente. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o estado também registrou um crescimento de 10%, atingindo a marca de 968 empresas registradas.
Outro dado bastante relevante é que mesmo em cenário de crise econômica, ainda segundo a ABF, o faturamento do segmento aumentou 8,3% no ano passado, atingindo a impressionante marca de R$ 139,5 bilhões.
E é pensando em explicar as vantagens desse mercado que o Sebrae e a ABF promovem nessa quarta-feira o curso ‘Entendendo o Franchising’. A capacitação será realizada a partir das 9hs, na sede do Sebrae, que fica localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América.
O curso fazem parte do Projeto Franquias Brasil, que vai passar por 18 estados e 104 cidades, de Norte a Sul do País. A custo popular e com duração aproximada de 8 horas, o curso abrange temas como conceitos do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema, entre outros temas.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico abfeducacao.portaldofranchising.com.br/entendendo-franchising-aracaju-se-2016. Mais informações podem ser obtidas pelo telefones2106-7728.
“A nossa proposta é tentar desmistificar o mercado de franquias, mostrando que esse é uma ótima possibilidade para empreendedores de todos os portes. Conhecendo como funciona o sistema e encontrando uma franquia adequada ao seu perfil, o franqueado poderá aproveitar uma série de vantagens que o sistema proporciona”, explica a coordenadora do curso e analista do Sebrae em Sergipe, Mércia Aragão.
Interiorização
Um dado que tem chamado bastante a atenção do segmento de franchising é abertura de empresas em municípios fora do eixo Sul-Sudeste. A região Nordeste, por exemplo, já responde por 15,3% do mercado nacional de franquias, respondendo por mais de 21 mil unidades e R$ 2,7 bilhões em faturamento.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as franquias já estão presentes em 40% das cidades brasileiras. A maioria das redes nordestinas atua nos mercados de Esporte, Saúde e Lazer (25%), Alimentação (23%) e Acessórios Pessoais e Calçados (12%).
A expectativa do órgão é que este ano o setor cresça de 6 a 8% em faturamento; de de 8% a 10% em número de unidades e de 4% a 6% em número de marcas.