Diante do cenário econômico atual saiba como aumentar a produtividade da sua empresa
O aumento da produtividade deve ser uma busca constante das empresas, mas passa a ser uma necessidade ainda maior em um cenário econômico mais restritivo, como o enfrentado pelo Brasil. Atualmente, a competição entre empresas está cada vez mais acirrada e em um cenário como este, os gestores e empreendedores se preocupam e buscam cada vez mais resultados de maneira que consigam se diferenciar no mercado de atuação, sendo mais eficientes e produtivas.
Para conseguir elevar o desempenho, a gestão deve ser minuciosa, buscando encontrar todas as oportunidades de melhoria, que, por menores que sejam, possam gerar uma diferença significativa nos resultados financeiros, ao final do mês.
Independente do porte da empresa, existem muitas atividades que precisam ser realizadas com eficiência, para evitar desperdícios que poderão aumentar custos, reduzindo a competitividade perante os concorrentes, caso não sejam solucionados com a maior brevidade possível. Diante disso é fundamental investir em capacitações e consultorias, que possibilitem um diferencial na disputa com as outras empresas do segmento.
Na hora de escolher estes serviços, vale ressaltar que as indústrias contam com o apoio de instituições reconhecidas pelo mercado e que possuem condições diferenciadas para este setor, através do SENAI, SESI e IEL, que compõem o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES).
O SENAI posui uma gama de serviços e capacitações para aperfeiçoar o processo produtivo, indo desde capacitações técnicas diversas, até consultorias especializadas, como, por exemplo, em Eficiência Energética, que, a depender da empresa, consegue reduzir em mais de 40% a conta de energia elétrica. Já o SESI oferece serviços para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, através de ações voltadas para educação, cidadania, esporte, lazer, saúde e segurança no trabalho, tornando-o muito mais produtivo.
Um dos projetos da FIES em Sergipe é o da “ Gestão da Inovação Como Estratégia Para Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias Sergipanas” que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aumento da maturidade da gestão da inovação e da gestão empresarial nas micro e pequenas empresas industriais do estado.
O público-alvo do projeto concentra-se nas indústrias das principais cadeias produtivas do estado de Sergipe, prioritariamente, as dos setores de alimentos e bebidas, metal mecânica, petróleo e gás e tecnologia da informação.
O Sistema FIES conta ainda com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, que oferece capacitações, consultorias e estágio, com foco no aperfeiçoamento gerencial da empresa, através da implementação de melhorias nas diversas áreas da gestão – financeira, de processos, de pessoas e da inovação.
Através do Programa de “Capacitação Empresarial para Pequenos Negócios” que visa atender os setores da indústria, comércio e serviços, em 2015, o IEL/SE executou o curso de capacitação em “Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Líderes” que teve como objetivo preparar os líderes operacionais para os desafios da gestão de pessoas, atualizando os conceitos, aplicações, ferramentas e métodos nessa área, contando com a participação de 40 empresários.
Já no período de abril a maio de 2016, executou o curso de capacitação em “Gestão de Marketing e Vendas” que teve como objetivo desenvolver competências e habilidades em gestão de Marketing, oferecendo, aos participantes, um diferencial para analisar e identificar oportunidades de mercado e melhorar os meios de comunicação com o cliente, contando com a participação de 34 empresários.
Todas essas questões relacionadas são essenciais para aumentar a competitividade, sendo necessária a realização de um diagnóstico que aponte os principais pontos de atenção, para se iniciar a implantação das soluções identificadas como necessárias para melhorar os resultados financeiros da empresa.