Conheça os princípios do BNI: o segredo é fazer networking do jeito certo

Presidente do BNI, Marco Lobão (Foto: 7setcomunicação)
O segredo é fazer negócios do jeito certo. Essa é a concepção norteadora do idealizador do BNI e que tem ajudado milhares de empreendedores ao redor do mundo a alavancarem seus negócios de maneira sólida e persistente.
A maioria das pessoas nutre por anos a convicção de que networking é uma ferramenta direta para fazer negócios. No BNI, os membros aprendem que o networking não é uma venda em si, é uma construção de imagem. E o desafio é criar VCL: primeiro vem o V, visibilidade; depois o C, credibilidade; e finalmente o L, lucratividade. Esse processo leva tempo.
Por isso, o BNI promove encontros semanais dos seus associados. Cada reunião é um treino. Elas duram, em média, 1 hora e meia. Há uma pequena introdução, depois o palestrante da semana fala um pouco sobre seu negócio e, finalmente, vem a parte das referências, em que cada um fala sobre um ou dois profissionais que recomenda para os demais.
Mas, o que isso tem de diferente de outros grupos de networking? Existem grupos muito bons, mas em geral são uma forma de trocar ideias, recursos e afinidades. No BNI, o foco é o marketing de referência. Todos estão continuamente focados em conhecer e confiar.
Em Sergipe, o BNI está sob a liderança do empresário Marco Lobão e possui dois grupos, Cajueiro e Protagonista. “Neste momento em que os negócios buscam estratégias para retomar a trajetória de crescimento, os valores do BNI podem agregar elementos determinantes à vitalidade das organizações porque eles têm como pilar a expansão das oportunidades através de referências qualificadas”, diz o diretor- executivo do BNI.