A capacitação e importância da atuação do profissional no mundo digital para o crescimento da marca
Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia, as demandas por profissionais capacitados que saibam percorrer os caminhos do vasto mercado presente no mundo digital cresce paralelamente às novidades que surgem na internet e de todos os recursos que ela disponibiliza para os usuários. Essas transformações constantes e a presença em massa do público nas redes exige das empresas algumas mudanças de comportamento, para que assim seja possível se inserir neste meio e ficar mais próximos dos seus clientes, algo que, consequentemente, trará bons resultados para a corporação.
Beatriz Aragão, engenheira de produção e sócia do Grupo Gabillaud - Foto: AG� - Comunicação Estratégica
“O início de todo processo é a educação, seja através de treinamentos, cursos de longa ou curta duração, para que seja criado no profissional a consciência de que isso não é mais um diferencial no mercado, e sim uma necessidade. Depois disso, precisamos incluir na rotina dele ações que, por mais que pareçam ‘pequenas’, demonstram a atuação do digital no dia a dia dele, para entender novamente que não é ‘mais uma tarefa’, mas sim algo que deve fazer parte da sua rotina normal”, destacou.
Mas de que maneira ocorre essa inserção dos profissionais no mercado de trabalho? Segundo Beatriz, o processo é simples e ocorre por ações rápidas como deixar um like, na publicação da empresa, ou também o compartilhamento de conteúdo da corporação para que, através da integração em rede com outros perfis, a empresa possa ter um alcance maior do público. A engenheira menciona ainda outras estratégias simples, mas que promovem uma diferença significativa e que deixam claro para o colaborador sobre o seu papel, fundamental para o crescimento da empresa.
“Isso ocorre das mais simples maneiras, como curtir uma foto, postar nas redes marcando a empresa, gerar engajamento compartilhando o conteúdo empresarial, comentando, mas tem também aqueles mais envolvidos, que participam de reuniões sobre o tema, sugerindo novos assuntos a serem trabalhados nas redes, contribuindo com criação de novos conteúdos, sugestão de infoprodutos. A cada vez que nós demonstramos para o colaborador a importância do seu envolvimento e do resultado que pode ser gerado com isso, e claro, colocando as pessoas certas nos locais corretos, a tendência de crescimento para todos os envolvidos é clara e certa”, detalhou.
Resultados
A partir do momento que a empresa começa a integrar seus profissionais ao mundo das redes, compartilhando o conteúdo e engajando as redes da corporação, a empresa passa a colher os bons frutos dessas ações, o que consequentemente se torna um ponto positivo também para esses profissionais, uma vez que “com a equipe estando conscientizada, a empresa só tem a ganhar, já que todos entenderão a causa e passarão a vestir a camisa”.
Conforme ocorre a naturalização desse processo “a empresa começa a deixar de pedir a produção do conteúdo, pois essa decisão começa a partir do próprio profissional, através do envolvimento nas redes, interagindo, construindo conteúdo, gerando internamente na empresa uma onda de endomarketing cada vez mais forte”, comentou Beatriz.
Por fim, ela pontua ainda outras medidas e ações que podem ser adotadas pelas empresas para a preparação dos profissionais e a incorporação ao mercado digital, garantindo o sucesso da marca no mundo digital.
“É preciso ser bem claro e transparente com a sua equipe, ela precisa ser a primeira a querer comprar os seus serviços, a acreditar no seu propósito organizacional, por isso é preciso começar agora, começar pequeno, mas sair da inércia. As ações precisam ser iniciadas o quanto antes, se você ainda não faz já está muito atrasado, então comece. Comece e vá ajustando a rota a todo momento para ir refinando seu conteúdo e ajustando na sua melhor versão para aquele momento. Entenda que mudanças serão necessárias em um ritmo, provavelmente, mais rápido do que você está acostumado, então esteja ciente que a mudança da rota precisa acontecer”, disse ela.