Como a tecnologia está mudando a forma de consumo
Com o aumento da oferta de produtos inteligentes, os consumidores estão se tornando mais exigentes.
A tecnologia tem uma relação muito próxima com o consumo, uma vez que ela é responsável por possibilitar novas formas de interação entre empresas e consumidores, além de facilitar o acesso a produtos e serviços. Com o avanço da tecnologia, as empresas têm utilizado cada vez mais a internet e outras tecnologias digitais para alcançar seus clientes e oferecer produtos e serviços de forma mais eficiente e personalizada.

Mário Eugênio Lima, professor da Unit - Foto: Asscom Unit
A inteligência artificial está mudando a forma como os consumidores interagem com os produtos e serviços. Com mais pessoas adotando assistentes virtuais, chatbots e outras ferramentas baseadas em IA para se comunicar com empresas e obter informações sobre produtos e serviços.
Com o aumento da oferta de produtos inteligentes, os consumidores estão se tornando mais exigentes. “Eles estão cada vez mais conscientes das possibilidades oferecidas pela IA e estão buscando produtos que possam atender às suas demandas de maneira mais inteligente e eficiente. Esperam que os produtos ofereçam soluções mais personalizadas e eficientes para suas necessidades”, declara o professor.
Em contrapartida, estão mais preocupados com a privacidade e segurança de dados, e esperam que as empresas adotem práticas responsáveis. “A IA também pode ajudar os fabricantes a melhorar a eficiência da produção e a oferecer serviços mais personalizados aos clientes, aumentando a satisfação e fidelidade do cliente”, afirma.
“A evolução do comportamento do consumidor diante das inovações do mercado tem sido de maior exigência e expectativas em relação à personalização, eficiência e segurança dos produtos baseados em IA. As empresas precisam estar atentas a essas mudanças e oferecer soluções inovadoras e responsáveis para se manterem competitivas no mercado”, conclui Mário Eugênio.