Aracaju recebe Simpósio para filhos de pais idosos com doença de Alzheimer
Aracaju recebe Simpósio para filhos de pais idosos com doença de Alzheimer dia 16 de setembro.

IX Simpósio para Filhos de Pais Idosos com Doença de Alzheimer - Imagem: Divulgação
No sábado (16), acontecerá o IX Simpósio para Filhos de Pais Idosos com Doença de Alzheimer, “prevenção, diagnóstico, tratamento e desafios”, a partir das 08h00 na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe-AEASE, que fica localizado na Avenida Beira Mar, 2400.
O evento é aberto ao público e na entrada é preciso doar um pacote de fraldas geriátricas que será doado para o Lar Dulce Lar, Lar Isaias Gileno Barreto e o SAME - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição. As inscrições acontecem através do site: https://www.sympla.com.br/ix-simposio-para-filhos-de-pais-idosos-atencao-e-cuidado-ao-alzheimer__2151770.
Para mais informações, o público deve ligar para o telefone: (79) 9 9895-4054.
O evento promovido pelo Espaço Ativo, vai contar com uma equipe de geriatria e gerontologia com expertise no diagnóstico e tratamento da Doença de Alzheimer, onde fará uma abordagem com esclarecimentos e orientações sobre tudo que está em torno da Doença de Alzheimer, ensinando o melhor cuidado, além de contribuir para a prevenção da doença.
“Nesta edição abordaremos temas voltados a familiares e cuidadores com foco na Doença de Alzheimer, mantendo nossa responsabilidade social em levar conhecimento e contribuir para um melhor cuidado dos idosos portadores de Transtorno Neurocognitivo Maior secundário a esta doença. O objetivo é passar a informação científica e confiável para as pessoas e quebrar as crenças de que Alzheimer não se pode evitar e de que não há tratamento, além de que, nem todo esquecimento é considerado Alzheimer, e a investigação criteriosa para o diagnóstico preciso faz toda a diferença”, explica Dra. Juliana Santana, médica geriatra e uma das palestrantes.
Atualmente já são 40 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo e em 2050 este número irá quadruplicar. “Imagine que esta é uma doença crônica em que o indivíduo aos poucos fica dependente do outro, além de uma série de sintomas comportamentais que impactam na saúde emocional da família. Essa é uma doença muito sofrida e muito cara. Hoje ela é subdiagnosticada e subtratada, o que complica mais ainda. O evento é sensacional, pois a equipe acredita que a educação em saúde é o melhor caminho para promoção de um envelhecimento ativo e saudável. O evento contribui ainda com as instituições de longa permanência”, finaliza Dra. Juliana.
Confira a programação completa:
08h00- Abertura
08h20 - Novas perspectivas para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença de Alzheimer - Dra. Juliana Santana (Geriatra)
08h50 - Uso da cannabis medicinal na Doença de Alzheimer - Dra. Gabriela Nabuco (Psiquiatra)
09h50 - Meu familiar tem doença de Alzheimer, como posso prevenir? - Dra. Priscila Arizzi (Neuropsicóloga)
09h30 - Relação intestino cérebro- qual a relação com a doença de Alzheimer? - Dra. Flavia Roberta Silvestre Gomes
09h50 - Discussão
10h10 - Intervalo
10h30 - Papel da reabilitação cognitiva no tratamento da Doença de Alzheimer - Edla Pereira (Terapeuta ocupacional)
10h50 - Urgência e emergência: sinais de alerta no paciente demenciado - Rafael (Vital Med)
11h10 - Como deve ser o perfil de cuidador de pacientes com quadro demencial - Izabelle Lisboa (Geriatra)
11h30 - Qual é a importância do geriatra na condução do paciente com doença de Alzheimer? - Dra. Luana Brandão (Geriatra)
12h00 - Discussão
12h30 - Sorteios dos patrocinadores
13h00 - Encerramento

Programação do IX Simpósio para Filhos de Pais Idosos com Doença de Alzheimer - Imagem: Divulgação