O impacto da saúde mental nas empresas
94% dos empreendedores de alto impacto afirmam ter vivenciado ao menos uma condição adversa de saúde mental
Janeiro Branco 2025: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”
O Janeiro Branco é uma campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da mente, tal como cuidamos do corpo. A edição de 2025 da campanha tem o tema: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. Para os empreendedores, que muitas vezes enfrentam jornadas desafiadoras, esse é um alerta importante, pois a saúde mental é essencial para o sucesso do negócio.
De acordo com um estudo da Endeavor, no Brasil, 94% dos empreendedores de alto impacto afirmam ter vivenciado ao menos uma condição adversa de saúde mental. A ansiedade é a mais frequente (85%), seguida de burnout (37%), ataques de pânico (22%) e depressão (21%).
Ainda segundo o estudo, 91% dos empreendedores de alto impacto conhecem alguma pessoa empreendedora que enfrentou desafios de saúde mental em sua jornada, enquanto 56% dos donos de negócios entrevistados consideram a rotina de trabalho estressante ou muito estressante.
O impacto da saúde mental no empreendedorismo
Para muitos, ser empreendedor é sinônimo de dedicação total, mas esse compromisso, muitas vezes, vem com o custo da saúde mental. Muitos empreendedores carregam crenças que afetam sua saúde e performance. Essas crenças estão mais presentes, principalmente, entre aqueles que relataram condições adversas de mal-estar mental, e menos entre empreendedores seriais e mais experientes.
Em um cenário onde os desafios são diários e as pressões são constantes, não é raro que empreendedores enfrentem problemas como estresse, ansiedade, insônia e até mesmo depressão. Entre os entrevistados, 75% afirmaram que sentem pressão pelas expectativas que têm de si e do próprio negócio.
Cuidados e boas práticas para a saúde mental no ambiente de trabalho
Cuidar da saúde mental é mais do que uma necessidade pessoal, é um investimento no crescimento e na longevidade do negócio. Adotar hábitos saudáveis no dia a dia pode ser a chave para melhorar o bem-estar físico e psicológico.
Realizar pausas regulares, organizar o seu tempo, buscar apoio profissional, fomentar um ambiente de trabalho saudável e praticar atividades físicas e de lazer, são práticas que podem ajudar a equilibrar a saúde mental e a produtividade no seu negócio. O importante é encontrar o que te faz bem e buscar ajuda quando precisar.