FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 02 de fevereiro de 2026
POR: Jaynne Pereira Rodrigues Santos
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Em: 19/03/2025 às 12:58
Pub.: 19 de março de 2025

Elas Empreendem: A Jornada de Lilly Moura

Com criatividade, determinação e apoio essencial do Sebrae, Lilly Moura transformou sua paixão por acessórios em um negócio de sucesso

Elas Empreendem: A Jornada de Lilly Moura - Foto: Agência Sebrae de Notícias

"A vida é conexão! Se conecte com pessoas que têm a mesma dor que você, para que você possa crescer.”

Emilly Moura, empreendedora e fundadora do ateliê de acessórios “Lilly Moura”, é a prova viva de que a paixão, combinada com apoio estratégico, pode transformar sonhos em realidade. Sua trajetória no empreendedorismo é marcada pela superação de desafios e pelo aprendizado contínuo, com uma pitada de criatividade que vem de sua mãe e espírito empreendedor que herdou de seu pai. 

O Sebrae, parceiro importante de sua jornada, esteve ao seu lado em momentos decisivos, ajudando a moldar sua visão de negócio e a estruturar sua loja física. Vamos conhecer melhor a história de Lilly e como o Sebrae contribuiu para que ela chegasse onde está hoje.

O Começo da Jornada Empreendedora

Lilly sempre teve uma veia criativa. "Eu costumo dizer que eu tenho um pouco de cada um, a parte de criatividade da minha mãe e de empreendedora do meu pai. Mesmo sendo muito pequena, acho que isso, às vezes, está no sangue", ela reflete. Desde a infância, o contato com a arte da costura, através de sua mãe, foi fundamental. Aos 12 anos, foi incentivada a aprender bordado, o que alimentou ainda mais sua paixão por criar.

Mas foi na faculdade que Lilly começou a transformar sua paixão em um empreendimento real. Com uma bolsa de estudos, ela utilizava o dinheiro para produzir e vender suas peças, transformando o blog que tinha em seu catálogo de produtos. 

O Encontro com o Sebrae

Lilly conheceu o Sebrae durante uma feira de rua em Aracaju. Depois, um Agente Local de Inovação (ALI) passou pelo negócio da mãe dela e entregou um caderno de fluxo de caixa. Foi ali que tudo começou a mudar. “Naquele momento foi o despertar para eu abrir o CNPJ, através da semente que criaram na feira e do ALI que veio falar com a minha mãe e acabou me abordando”, conta.

O encontro com o Sebrae e o incentivo para formalizar o negócio foram pontos chave para a evolução do ateliê. "A partir daquele dia eu fui em busca do Sebrae para fazer o meu CNPJ e entender como fazer a gestão do meu negócio. Fiz alguns cursos e, com o conhecimento adquirido, consegui dar um novo rumo à minha empresa."

A Virada de Chave

A principal transformação no negócio de Lilly veio com a criação de um novo site, o que permitiu expandir a atuação para todo o Brasil. "Abri um site novo, hospedado e isso fez toda a diferença. A plataforma foi um divisor de águas para nós", ela compartilha. 

Durante a pandemia, Lilly procurou novamente o Sebrae para melhorar ainda mais o espaço físico. "Fizemos o projeto de reforma da loja com o apoio do Sebrae, e isso ajudou a dar uma nova cara ao ateliê, que passou a atender de forma mais profissional", explica Lilly. A fachada da loja, antes simples, foi reformada para atrair ainda mais o público. "Eu estava incomodada com a fachada de lona. Queria algo que chamasse atenção e despertasse a curiosidade das pessoas", diz ela, destacando que o novo visual fez toda a diferença.

O Crescimento e os Planos para o Futuro

Lilly está sempre em busca de novos desafios e oportunidades. Seu projeto para 2025 é crescer e se tornar uma referência em seu bairro. "O principal alvo de crescimento do ateliê é ser conhecido no bairro inteiro", revela. Para isso, iniciou o projeto “Tem no meu bairro”, com o objetivo de se conectar com outros negócios locais, fomentando o comércio da região. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae através do projeto "Compre do Pequeno", que incentiva a compra de produtos de pequenos empreendedores.

Além disso, ela também participou de uma consultoria financeira com o Sebrae, em 2024, que ajudou a estruturar melhor a gestão financeira do negócio. "O ateliê sempre cresceu com programação, planejamento e visão de necessidades. A consultoria foi essencial para nos mantermos no caminho certo."

Desafios do Empreendedorismo Feminino

Para Lilly, ser mulher e empreendedora é um desafio diário. "Não é fácil ser mãe, mulher e empreendedora, mas é um dia de cada vez", ela compartilha. Com o apoio do Sebrae, ela equilibra a vida profissional com a pessoal. "Se você puder contar com o apoio de outras mulheres e do apoio de empresas como o Sebrae, para dar essa injeção de ânimo diário, conte! Nunca desista de alguém que quer segurar a sua mão”, aconselhou. 


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação