Trading: como obter vantagem competitiva?
Saiba como usar a metodologia do trading como vantagem competitiva para garantir uma empresa mais segura e estabilizada no mercado

O mercado de trabalho moderno é extremamente competitivo e, em muitos casos, implacável. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de errar, especialmente aquelas que ainda estão construindo seu capital. Nesse cenário, torna-se indispensável estudar diferentes formas de se obter uma vantagem competitiva – pois quanto mais a companhia se destacar em meio a seus concorrentes, melhor para a saúde do negócio.
Existem inúmeras estratégias para se alcançar esse objetivo, mas muitas delas podem acabar se prendendo à situação financeira da empresa. Por exemplo: uma companhia focada na venda de produtos pode se beneficiar muito ao reduzir seus preços em relação à concorrência, mas nem sempre essa é uma opção viável do ponto de vista financeiro.
Diante dessas circunstâncias, os investimentos acabam sendo uma excelente forma de construir capital de forma rápida e segura. A seguir, entenda como o método do trading se destaca em termos de vantagem competitiva.
O que é trading?
O trading é um processo de compra e venda de ativos financeiros na Bolsa de Valores, sempre a curto prazo. O objetivo não é comprar ações para lucrar muito dali a meses ou anos, mas sim obter o maior retorno financeiro possível a partir da volatilidade do mercado.
O trader está sempre antenado nas ações mais relevantes do momento e nas principais tendências no setor de investimentos, buscando identificar o que pode ser mais lucrativo para se comprar e já vender dentro das próximas horas ou dias. Naturalmente, os lucros não serão tão altos quanto uma negociação a longo prazo, mas o objetivo é potencializá-los com o acúmulo de pequenas quantias.
Existem várias formas de se investir à base de trading. No day trade, por exemplo, os ativos devem ser vendidos no mesmo dia, aproveitando seu maior preço dentro daquele período; já o swing trade estabelece um prazo maior, visando lucrar o máximo possível com aquela venda.
Trading como diferencial competitivo
Por se tratar de um investimento a curto prazo, o trading acaba sendo uma forma inteligente de levantar o capital da empresa em pouco tempo. Dessa forma, torna-se possível adotar estratégias mais ousadas para ganhar da concorrência, já que os riscos de prejuízo deixam de ser uma ameaça tão grande para a companhia.
Para aplicar o trading de forma efetiva, torna-se necessário contar com especialistas já familiarizados com o processo de tape reading – ou leitura de fluxo, como também é chamado. Esses profissionais identificam quais são as principais movimentações realizadas pelos players na Bolsa de Valores e, a partir disso, determinam quais são os ativos mais promissores para se investir.
Com paciência e bom conhecimento do mercado, torna-se possível fazer dinheiro e ainda explorar novas tendências com sucesso.