Projeto do MP de Sergipe "Adote um Manancial" ganha Prêmio Nacional do CNMP
O Projeto do Ministério Público de Sergipe “Adote um Manancial” recebeu o troféu de segundo colocado na Categoria “Transformação Social” do Prêmio CNMP 2016. A solenidade de premiação foi realizada durante a abertura do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, no último dia 21, em Brasília.
Projeto do MP de Sergipe "Adote um Manancial" ganha Prmio Nacional do CNMP (Imagem: Srgio Almeida/CNMP | Via MP/SE)
O “Adote um Manancial” foi idealizado e é coordenado pelo Promotor de Justiça Antônio César Leite de Carvalho, da Curadoria de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo – Comarca de Lagarto. O projeto foi executado nos municípios de Lagarto, Salgado, Boquim e Estância, tem como objetivo ações de recuperação florestal nas nascentes e mata ciliar do rio Piauitinga, ações de educação ambiental, comunicação e mobilização comunitária e preservação das áreas plantadas. Além disso, o projeto também contempla ações de coleta de sementes, isolamento de áreas e plantio de mudas.
Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), o conselheiro Orlando Rochadel destacou a pluralidade da composição da Comissão Julgadora. “Vocês, premiados, não foram escolhidos apenas pelo Ministério Público, mas sim por nomes de toda a sociedade. Reunimos representantes do Poder Judiciário, dos advogados, dos médicos, da imprensa... Queremos saber o que pensam de nós fora do MP. Os projetos premiados são todos de sucesso”, afirmou.
Rochadel também ressaltou os principais critérios levados em consideração na análise dos projetos: alinhamento ao planejamento estratégico, qualidade, resultado e transformação social. Para o conselheiro, “os projetos do Ministério Público devem mudar a sociedade; por isso, os premiados estão aqui hoje”.
Sobre o Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Rodrigo janot discursou: “O Congresso de Gestão é uma das poucas, senão a única oportunidade, para tratar, em escala macro, com centenas de mentes e vozes, da gestão profissional do Ministério Público. Não falo aqui apenas da atividade administrativa, mas também, da atuação finalística, que ano a ano se apropria dos instrumentos próprios de gestão para obter ganhos de eficiência”.
O Projeto “Adote um Manancial” já recebeu a menção honrosa do Prêmio Innovare 2014 e já fundamentou teses de doutorado no Uruguai e na Argentina, bem como foi replicado e serviu de embasamento metodológico para um Projeto do Governo do Estado de Sergipe. De acordo com Dr. Antônio César, o mais relevante são os frutos que o projeto está dando, ou seja, as transformações, efetivas, no meio ambiente de Sergipe.
Sobre o Prêmio CNMP, Antônio César Leite de Carvalho comentou: “Eu vejo esse prêmio como o reconhecimento de um grande e árduo trabalho em defesa do meio ambiente, objetivando manter nosso Planeta um lugar viável para a subsistência e desenvolvimento das gerações futuras”.