Aracaju (SE), 24 de janeiro de 2026
POR: Assessoria FPI
Fonte: Assessoria FPI
Em: 25/11/2013
Pub.: 25 de novembro de 2016

Após ação da FPI em Gararu, MP/Sergipe obtém liminar que garante caminhão-pipa para todos os bairros e povoados do município

Nesta quinta-feira, 24 de novembro, a Justiça Estadual determinou que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) enviasse, duas vezes por semana, um caminhão-pipa para abastecer todos os povoados e bairros do município de Gararu que estão sem abastecimento de água. A decisão saiu dias após a FPI do São Francisco da Tríplice Divisa flagrar as péssimas condições da estação de tratamento da Deso no município. A ação é resultado de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE) em novembro deste ano.

Após ação da FPI em Gararu MP/Sergipe obtém liminar que garante caminhão-pipa para todos os bairros e povoados do município (Imagem: Assessoria FPI)

Após ação da FPI em Gararu MP/Sergipe obtém liminar que garante caminhão-pipa para todos os bairros e povoados do município (Imagem: Assessoria FPI)

Na liminar, a Justiça também determina que a Deso não cobre tarifa durante o período em que os consumidores não estiverem recebendo de modo adequado e efetivo o fornecimento de água. Contra a decisão ainda cabe recurso.

A promotora de Justiça Rosane Gonçalves acompanhou as atividades da FPI em Gararu. De acordo com a promotora, “embora o município seja banhado pelo rio São Francisco, o abastecimento de água para a população é precário”. Diversos povoados não possuem qualquer tipo de prestação de serviço de água, o que é tema de seis ações civis públicas já ajuizadas.

Na segunda-feira, a equipe de Saneamento da FPI encontrou a unidade da Deso de Gararu em péssimas condições de funcionamento. O monitoramento da qualidade da água distribuída à população, que deveria ser realizado, não ocorre devido à falta de equipamentos.

No local, a água é captada diretamente do rio São Francisco, tratada e distribuída para a população. Porém, a falta de equipamentos para o monitoramento frequente levam à distribuição de uma água cujos padrões não estão sendo constantemente aferidos.

FPI

Em Sergipe, a FPI do São Francisco da Tríplice Divisa tem a coordenação geral dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e conta com a participação de 32 instituições e entidades, distribuídas em 12 equipes, com mais de 200 profissionais.

A equipe saneamento é composta pelos seguintes órgãos: MP/SE, MP/BA, CREA, Semarh, Adema, Divisa, Funasa e Pelotão Ambiental.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação