FPI/Sergipe consegue resgatar mais de 400 animais silvestres criados em cativeiro
Soltura acontece nesta quarta-feira, 27, em áreas cadastradas pelo Ibama e/ou em unidades de conservação.
Animal resgatado durante a operação (Foto: FPI/SE)
Neste segundo dia de fiscalização, somente pela manhã, na Zona Rural de Japaratuba, os membros da FPI conseguiram resgatar vários animais silvestres, dentre eles os mais encontrados foram os passeriformes das espécimes: Papagaio Estrela, Papagaio Verdadeiro, Papa Capim, Sabiá, Pássaro Preto, Jesus Meu Deus, Galo de Campina, Azulão, Canário da Terra, Fogo Apagou, entre outros. Uma quantidade bem pequena de jabutis também foi resgatada.
No Povoado São José, pertencente ao município de Japaratuba, a fiscalização conseguiu resgatar duas cotias que estavam habitando ilegalmente em um viveiro nos fundos de uma residência.
Orientação
A equipe Fauna realizou tanto o trabalho fiscalizatório, como também orientou os proprietários a não mais proceder desta forma, pois eles estariam cometendo infração e até crime ambiental.
Após orientação, os proprietários resolveram, então, assinar um termo de doação voluntária para que os bichos fossem devolvidos à natureza. Além das duas cotias, 17 pássaros também estavam na residência e foram recolhidos pelos Carrancas do São Francisco.
A Equipe Fauna retornou para base antes mesmo do previsto. Tudo isso para resguardar os animais silvestres que ficaram no Caminhão Boiadeiro da Polícia Rodoviária Federal, que se encontrava lotado de animais e teve que se locomover até a base provisória para abrigar os bichos que receberão todos os cuidados necessários da equipe de biólogos e veterinários da FPI do São Francisco.