FPI/Sergipe realiza ato em defesa do "Velho Chico", que completa 516 anos nesta quarta-feira, 4/10
Integrantes da fiscalização se reuniram nesta quarta-feira (4), para reforçar a importância da preservação do rio.
Ato simbólico aconteceu na ponte que interliga os estados de Sergipe e Alagoas (Foto: FPI/SE)
Desde o dia 25 de setembro, 13 equipes formadas por mais de 30 instituições, coordenadas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), estão realizando atividades fiscalizatórias e de educação ambiental em dez municípios do Baixo São Francisco, em Sergipe.
A procuradora da República Lívia Tinôco ressaltou a necessidade de chamar a atenção das autoridades. "Porque sem os investimentos dos Ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente para que ações necessárias sejam - de fato - empreendidas, o nosso rio irá morrer", alerta a procuradora.
A promotora de Justiça Allana Rachel Monteiro também reforça a importância da preservação do 'Velho Chico' . "Hoje é um dia de celebração, mas com um gosto amargo pela situação de degradação em que vive nosso rio", relata.
"O São Francisco precisa ser cuidado, revitalizado. E esse Programa Continuado de Fiscalização Preventiva Integrada está para essa defesa. Todos os esforços estão sendo empreendidos, com a soma do trabalho de vários órgãos fiscalizatórios e ambientais", explica o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira.
O promotor de Justiça do Ministério Público de Alagoas Alberto Fonseca, coordenador da FPI no estado, também participou do ato.