Aracaju (SE), 06 de fevereiro de 2025
POR: Assessoria FPI/SE
Fonte: Assessoria FPI/SE | Transcrita do MPF/SE
Em: 09/05/2018 às 18:10
Pub.: 10 de maio de 2018

Em Capela, FPI/Sergipe encontra resíduos sólidos descartados em Mata Atlântica

A maior parte do lixo encontrado é de uma indústria instalada próxima ao local.

A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco encontrou, nesta terça-feira, 8, no meio da Mata Atlântica, em Capela, o descarte de resíduos sólidos industriais. “O que encontramos foi a formação de uma lixeira, já conhecida pela população, em uma área que provavelmente é de reserva legal. Maior parte do lixo jogado é de uma indústria instalada próxima ao local. Encontramos peças de trator e de automóvel, sacos de fertilizantes e agrotóxicos, e vários tipos de embalagens de produtos de uso industrial”, frisou o coordenador da equipe Flora, Ítalo Carvalho.

Ainda segundo ele, além do descarte irregular, o maior agravante é o local em que o lixo vem sendo despejado: no meio de uma área remanescente da vegetação nativa de Mata Atlântica. O município de Capela possui uma área de Mata Atlântica que abriga unidade de conservação da Mata do Junco. No local é encontrado o macaco guigó, espécie ameaçada de extinção.

Autuações
A equipe registrou o alvo e tomará as medidas administrativas de autuação, notificação e infração da empresa causadora do dano ambiental.

Equipe Flora
A equipe Flora é formada por técnicos do Ibama, Adema, Semarh e Polícia Militar.

Instituições Parceiras
As fiscalizações são coordenadas pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Vinte e oito instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 16 órgãos federais, 9 órgãos estaduais, dois órgãos municipais e uma instituição da sociedade civil organizada. Confira: Ministério Público do Estado de Sergipe, Ministério Público Federal em Sergipe, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Ministério Público do Trabalho, Fundação Nacional de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural Palmares, Capitania dos Portos de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Museu de Arqueologia de Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Agência Nacional de Mineração, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e Centro da Terra - Grupo Espeleológico de Sergipe.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação