Jucese e Adema discutem integração do órgão ambiental ao Portal Agiliza Sergipe
Gestora da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado, por meio do Portal de Serviços Agiliza Sergipe, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) vem dialogando com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) com o objetivo de incluí-la no Agiliza Sergipe para desburocratizar a obtenção de licenças ambientais e melhorar ambiente de negócios.
Jucese e Adema discutem integração do órgão ambiental ao Portal Agiliza Sergipe (Foto: Assessoria Jucese)
Nesta terça-feira, 18, a Jucese se reuniu, na sede da Junta Comercial, com representantes do setor de Informática e da Subgerência de Desenvolvimento de Sistemas e Atendimento da Adema para apresentar todas as funcionalidades do Agiliza Sergipe e definir detalhes técnicos referentes à futura adesão do órgão ambiental no portal.
De acordo com o coordenador de Informática da Adema, Lucas Mendonça, presente na reunião, a meta do órgão ambiental é começar a fazer parte do Agiliza Sergipe até o final do ano. “Creio que mês que vem, no máximo em novembro, estaremos integrados a este sistema que visa facilitar a vida do empresário”, informou. Para ele, a adesão ao portal auxiliará também na fiscalização das empresas feita pela Adema.
Coordenador de Tecnologia da Informação da Jucese, Eduardo Garcez explicou como a integração da Adema simplificará o processo de licenciamento. “Após a constituição na Junta Comercial, os dados das empresas serão enviados automaticamente para a Adema, cabendo ao usuário acessar o Agiliza para solicitar a licença ao órgão ambiental. Feitos os procedimentos necessários, pagamento de taxa, vistoria, a documento será liberado de forma online. Ou seja, não haverá mais necessidade de ir pessoalmente à Adema, com exceção de empresas com grandes projetos que precisam apresentar plantas”, afirmou.
Órgãos intagrados
Até o momento, quase todos os órgãos públicos envolvidos no processo de registro e legalização de empresas já estão integrados ao Agiliza Sergipe: Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda, Vigilância Sanitária Estadual, Corpo de Bombeiros, 48 Prefeituras de Sergipe (Setor de Tributos e Vigilância Sanitária).
“Com a Adema integrada, a abertura de empresas ficará mais simples, dinâmica, e com isso conseguiremos fomentar mais ainda a economia do nosso Estado, fazendo com que empresário tenha apenas como preocupação cuidar do seu negócio, sem pensar em burocracia”, reforçou George da Trindade Gois, presidente da Jucese.