Gestão ambiental: a importância de práticas sustentáveis no mundo atual
Para ter um estilo de vida eco-consciente, o professor do curso de Gestão Ambiental dá algumas dicas de boas práticas.
Gestão ambiental: a importância de práticas sustentáveis no mundo atual - Foto: Freepik
Muito se fala em sustentabilidade, mas ainda tem gente que não sabe o real significado. Pois bem, a sustentabilidade está ligada a atividades e ações que visam suprir as necessidades dos seres humanos, por meio do desenvolvimento material e econômico, sem causar danos ao meio ambiente. Em uma sociedade sustentável, os recursos naturais são utilizados com consciência.
Para falar da importância de adotar práticas sustentáveis e um estilo de vida mais consciente em relação ao meio ambiente, conversamos com o professor tutor do curso de Gestão Ambiental da Universidade Tiradentes (Unit), Douglas de Moura Andrade. “A relevância da sustentabilidade no contexto atual reside na necessidade de preservar os recursos naturais para as gerações futuras, mitigar as mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e garantir um equilíbrio socioeconômico a longo prazo. Além disso, a sustentabilidade é essencial para a reputação e a competitividade das empresas, bem como para o bem-estar das comunidades e a qualidade de vida global”, destacou.
Ainda de acordo com o professor, o principal objetivo da sustentabilidade ambiental é garantir a preservação e a conservação dos recursos naturais, dos ecossistemas e da biodiversidade, de modo a atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades. Visa manter o equilíbrio e a saúde do planeta Terra a longo prazo.
Para ter um estilo de vida eco-consciente, o professor do curso de Gestão Ambiental dá algumas dicas de boas práticas, são elas: reduzir, reutilizar e reciclar, economizar energia, economizar água, transporte sustentável, consumo consciente, alimentação sustentável, reduzir o plástico, apoiar fontes de energia limpa e ter cuidado com a natureza.
Gestão Ambiental
Em um contexto de sociedade mais consciente, o curso de gestão ambiental na modalidade EAD torna a educação ambiental mais acessível para um público mais diversificado, proporcionando maior acessibilidade, flexibilidade, redução de impactos ambientais por não necessitar de deslocamento com veículos que usam combustíveis fósseis.
Além disso, os conteúdos são rapidamente atualizados nas plataformas digitais, e também ajuda na autodisciplina dos alunos em terem que acessar o ambiente virtual para estudar. Por fim, em geral, os cursos EAD são mais acessíveis financeiramente.
Um curso de gestão ambiental pode contribuir nas práticas sustentáveis ao fornecer conhecimentos e habilidades essenciais para compreender os princípios da sustentabilidade, avaliar impactos ambientais, desenvolver estratégias sustentáveis, conhecer legislação e regulamentação ambiental, conscientizar sobre a gestão de resíduos e reciclagem. “Em suma, um curso de gestão ambiental capacita os indivíduos a compreender, planejar e implementar práticas sustentáveis em diversas áreas, desempenhando um papel fundamental na promoção da sustentabilidade ambiental”, finalizou o docente.
Na Unit a duração do curso de Gestão Ambiental é de apenas dois anos, com o conteúdo dividido em quatro módulos. A formação é 100% online e o estudante só precisa comparecer ao polo ao qual está vinculado para a realização das provas de fim de período. Clique aqui e saiba mais!