FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 02 de novembro de 2025
POR: André Alcântara
Fonte: Deso
Em: 19/06/2024 às 13:54
Pub.: 19 de junho de 2024

Deso adverte que gotejamento de torneira pode desperdiçar mais de 40 litros de água por dia

Danos incluem prejuízos ao meio ambiente e aumento da conta de água

Deso adverte que gotejamento de torneira pode desperdiçar mais de 40 litros de água por dia - Foto: Brenda Monteiro/Deso

Deso adverte que gotejamento de torneira pode desperdiçar mais de 40 litros de água por dia - Foto: Brenda Monteiro/Deso

Uma torneira que pinga uma gota a cada segundo é capaz de desperdiçar, diariamente, 46 litros de água. Por mês, o volume chega a 1.380 litros. Os dados são do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com base nos quais a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) adverte que a população esteja atenta aos vazamentos hídricos das torneiras.

Considerando o desperdício mensal de 1.380 litros, conforme o quadro tarifário da empresa, isso pode custar ao cliente mais R$ 10,22 na fatura, valor cobrado por m³ – metro cúbico –, na faixa de consumo de 11 a 20 m³. Quanto maior é a utilização da água, mais alta é a taxa por m³, que é somada à tarifa mínima – R$ 45,68, referente ao uso de até 10 m³ de água por mês.

A assessora técnica da Diretoria de Operação e Manutenção (DOM) da empresa, Alessandra de Carvalho Costa, ressaltou que os clientes da empresa devem observar atentamente o funcionamento das torneiras do imóvel, e realizar manutenções quando necessário. “Volume hídrico na fatura aumentando de forma constante mensalmente pode ser um indício de vazamento interno não identificado”, pontuou. 

Impactos

Além de poder aumentar o valor da conta de água dos usuários da Deso, o gotejamento de torneiras, de maior ou menor intensidade, também causa impactos ao meio ambiente. “Vazamentos contínuos geram uma quantidade relevante de água desperdiçada ao longo do tempo, contribuindo para a diminuição das reservas de água potável", afirmou a assessora técnica, adicionando que os efeitos negativos se estendem também à infraestrutura dos sistemas de abastecimento, devido ao aumento da demanda hídrica, o que é danoso especialmente em áreas com escassez de água.

Alessandra lembrou ainda que, além de torneiras, há outras fontes de vazamento internos em potencial, como vasos sanitários e tubulações. Assim, o cuidado deve ser ampliado para todos os equipamentos do imóvel que lidam com água da rede de distribuição da Deso. “Para evitar os vazamentos, a orientação é executar manutenção de modo regular das tubulações com inspeções periódicas, principalmente em imóveis antigos”, disse.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação