Mostra alerta para importância de ações que protejam o meio ambiente
A iniciativa reforça a necessidade do descarte correto de resíduos sólidos

O Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizará a 5ª edição da Mostra de Educação Ambiental para apresentar à comunidade acadêmica formas legais para descartar corretamente seus resíduos. Com atividades programadas entre os dias 14, 15 e 21 de agosto, a iniciativa inclui ações que promovam o desenvolvimento sustentável e protejam o meio ambiente como: reciclagem e coleta seletiva, reciclagem de óleo de cozinha, descarte correto de materiais, reuso da água, consumo consciente, conservação, preservação e recuperação.
A iniciativa é resultado das ações das disciplinas Educação Ambiental e Cidadania do curso Tecnólogo em Saneamento Ambiental e Educação Ambiental do curso Tecnólogo de Gestão de Turismo. Nesta quinta-feira, dia 14/08, as atividades acontecem das 7h às 10h nos corredores da entrada do campus. No dia 15/08 (sexta-feira), o evento será das 18h40 às 19h20, no mesmo local, e dia 21/08 das 20h30 às 22h no corredor em frente à cantina. A mostra é gratuita, aberta ao público e não necessita de inscrição.
Os estudantes dos cursos de Saneamento Ambiental e Gestão de Turismo realizarão dinâmicas a partir de grupos intitulados: A dança das águas; Pistas Ambientais; Pensar no Reciclando; Pensando sobre a Água; Gotas de Contribuição; Vira Eco; Recicla Aí e Eco Ação. Durante a mostra, o público poderá contibuir com o descarte consciente, trazendo óleo saturado de cozinha e materiais recicláveis: papel, papelão, plástico e metal.
A professora mestre Maria Flávia Dantas Moreira, da disciplina Educação Ambiental e Cidadania, do curso de Saneamento Ambeintal, afirma que a mostra visa sensibilizar a comunidade acadêmica do IFS sobre a importância da participação na coleta seletiva dos materiais recicláveis no Campus Aracaju e que possam ampliar as boas práticas em suas residências e nos futuros ambientes de trabalho promovendo o desenvolvimento sustentável. “A importância do evento está no fortalecimento e aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos pelos alunos nas disciplinas Educação Ambiental e Cidadania, realizada no 3º período do Curso Tecnólogo Superior em Saneamento Ambiental e Educação Ambiental do curso de Gestão de Turismo no 2º período do Curso Tecnólogo Superior em Turismo”.
A professora doutora Nara Vieira de Souza ressalta que a mostra permitirá aos discentes de Gestão de Turismo, que estão cursando a disciplina de Educação Ambiental, a praticarem metodologias e dinâmicas que desenvolveram durante o bimestre, apresentando costumes do cotidiano que reproduzem o consumo desenfreado; permitirá aos transeuntes dos corredores do Campus a refletirem sobre ações insustentáveis para o mundo, e, possibilitará aos discentes a iniciativa de elaborar diálogos e atividades educativas para a preservação de ambientes naturais, por meio da conscientização que cada dinâmica propõe.