Qual engenharia combina comigo? Conheça os cursos
Com tantas opções, escolher a engenharia ideal pode gerar dúvidas; veja o que cada curso oferece ao estudante
A escolha da graduação pode ser uma das decisões mais difíceis para quem está na fase final do período escolar ou mesmo pensando em mudar de área depois de já formado. Uma das opções mais procuradas para quem se interessa pela área de exatas e tecnologia é a engenharia.
O ramo da engenharia é dividido em algumas especialidades de diferentes áreas – umas mais voltadas para construção, outras para mecânica, etc. Por conta de tantas possibilidades, é normal se sentir um pouco confuso sobre qual área escolher. Por esse motivo, preparamos um pequeno guia sobre cada uma das áreas da engenharia. Confira!
Engenharia civil
A área da engenharia civil é uma das mais conhecidas e tradicionais do conjunto das engenharias, ligada intimamente à matemática. O curso forma profissionais responsáveis pelo planejamento, execução e manutenção de obras como edifícios, pontes, estradas, casas, barragens, etc. Tudo o que requer construção, planejamento estrutural e gestão de obras é de responsabilidade da engenharia civil.
O mercado é bastante amplo para profissionais da área, especialmente no setor de planejamento urbano.
Engenharia mecânica
Outra área muito importante é a engenharia mecânica. Essa é uma das mais versáteis, pois está relacionada a planejamento, construção e manutenção de sistemas mecânicos, como indústria automotiva, metalurgia, produção de energia e até desenvolvimento de novos produtos e equipamentos.
A engenharia mecânica tem mais ligação com áreas como física e termodinâmica, além de requerer uma boa dose de raciocínio lógico.
Engenharia elétrica
A engenharia elétrica é uma das áreas mais procuradas da atualidade, devido ao fato de lidar com geração e distribuição de energia, automação industrial, eletrônica, robótica e tecnologias digitais, tanto para o âmbito industrial quanto residencial, ainda mais por conta do período de transição energética no qual estamos vivendo na atualidade.
Engenharia de computação e software
Com a crescente digitalização da sociedade, as engenharias ligadas à tecnologia da informação ganham cada vez mais destaque. A engenharia da computação une o desenvolvimento de hardwares e softwares em sistemas computacionais complexos.
Já a engenharia de software é mais voltada para desenvolvimento, testes e manutenção de programas e aplicativos de uso doméstico, profissional e industrial, em conjunto com as outras áreas da engenharia, para criar sistemas integrados. O profissional da área deve ter bastante afinidade com programação, lógica e inovação tecnológica.
Engenharia de produção
A engenharia de produção é o segmento voltado para gestão de processos e estratégia de produção. O profissional combina conhecimentos técnicos com administração, economia e logística para otimizar os processos de produção, redução de custos, melhoria da produtividade e gestão de projetos, seja de uma fábrica ou um escritório.