Sergipe: Quatro estudantes conquistam o Desafio Universitário Empreendedor
Eles irão representar o estado na etapa nacional da competição em Brasília.
Sergipe: Quatro estudantes conquistam o Desafio Universitrio Empreendedor (Foto: Logotipo Desafio Universitrio Empreendedor)
Quatro estudantes de três instituições de ensino superior foram os vencedores da etapa estadual do Desafio Universitário Empreendedor. Tiago Souza (UFS), Raylinne Lima (IFS), Marcel Assis (Unit) e Marcelo Alessandro (UFS) superaram mais de 600 concorrentes e conquistaram o direito de representar Sergipe na final nacional da competição, que será realizada na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, a partir do dia 4 de dezembro.
Durante quase doze meses os alunos inscritos na disputa participaram de jogos virtuais, cursos, palestras e uma série de atividades relacionadas ao universo do empreendedorismo. Cada uma dessas ações contava com uma pontuação específica e os 36 alunos que acumularam o maior número de pontos foram selecionados para a semifinal da competição, realizada neste final de semana no Aquarios Hotel.
Nos últimos três dias eles enfrentaram uma nova rodada de workshops sobre modelos de negócio, palestras e dinâmicas de grupo. Os quatro estudantes que conquistaram o maior número de pontos venceram a competição. Além da viagem a Brasília, eles receberam como prêmio um troféu, smartphone e uma mochila.
“Foi uma experiência muito interessante e fico muito feliz com o aprendizado que tive ao longo de todo esse tempo. A vitória foi sensacional, mas jamais teria conseguido alcançá-la sem o apoio do meus companheiros de equipe. Agora a meta é colocar o nosso estado no topo do ranking”, explica Tiago Souza, aluno do curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe.
Novos desafios
Criado há 14 anos pelo Sebrae, o Desafio Universitário busca estimular os alunos a desenvolver atitudes empreendedoras e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas. E foi justamente a busca de conhecimento que motivou a estudante Raylline Lima a participar da competição.
“Durante os jogos você acaba entrando em um novo universo, adquirindo informações que muitas vezes não são aprendidas na sala de aula. Procurei me empenhar ao máximo e hoje estou colhendo os resultados de todo esse esforço”, ressalta a aluna do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe.
Além dos discentes, também foram premiadas as Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit) por apresentarem o maior número de inscritos na competição. Já o professor Rosivaldo Andrade, da Unit, foi premiado por ser o docente mais indicado pelos alunos que participaram da disputa no momento da inscrição.
“O Desafio Universitário é um dos projetos que mais simbolizam a missão do Sebrae, que é fomentar o empreendedorismo no país. Fico muito feliz ao perceber que esses jovens estão empenhados em trilhar um novo caminho e irão ajudar a promover a transformação de nossa sociedade”, destaca o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.
Final nacional
A final nacional será realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro, na sede do Sebrae Nacional, e com a presença alunos de todas as unidades da federação, que serão submetidos a atividades em que precisam tomar decisões gerenciais para garantir o sucesso das empresas. Os vendedores nacionais receberão troféus, tablets e uma viagem internacional ao Japão, onde conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais.