Sergipe: Estudantes serão beneficiados com aulas de empreendedorismo
Programa beneficiará estudantes de quatro municípios do interior sergipano.
Programa beneficiar cerca de dois mil estudantes do ensino fundamental (Foto: Ascom Sebrae/SE)
Um programa desenvolvido pelo Sebrae irá disseminar a cultura do empreendedorismo nas instituições de ensino públicas de quatro municípios sergipanos. Um convênio para a aplicação dos conhecimentos em sala de aula foi assinado nesta terça-feira, 15, com as prefeituras de Salgado, Cristinápolis, Cedro de São João e São Francisco.
Denominada Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)’, a ação é destinada aos alunos do Ensino Fundamental. Dividido em nove módulos e aplicado ao longo de todo o período escolar, a capacitação busca mostrar ao aluno que empreender é algo muito natural e, por meio de atividades lúdicas, o ensina a trabalhar em equipe e montar o próprio negócio.
Inicialmente serão beneficiados cerca de dois mil alunos do 1 ao 9 ano já no início do próximo ano letivo. Para viabilizar a disseminação dos conteúdos nas escolas serão capacitados 60 professores dos quatro municípios.
“ Essa é uma oportunidade que estamos oferecendo a esses estudantes para que eles percebam desde cedo que o empreendedorismo é um caminho a ser seguido no futuro. Queremos mostrar aos alunos que vale a pena acreditar no sonho de ter o próprio negócio e dessa forma ajudar no desenvolvimento da cidade onde moram”, explica o diretor técnico do Sebrae em Sergipe, Marcelo Barreto.
Oportunidade
O JEEP faz parte de um conjunto de soluções criadas pelo Sebrae para estimular o empreendedorismo em escolas e universidades. O Programa Educação Empreendedora reúne capacitações voltadas aos estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior e busca promover o desenvolvimento de competências empreendedoras e estimular a inserção desses alunos de forma sustentável no mercado de trabalho.
Composto por soluções específicas para cada nível educacional, o Educação Empreendedora busca, por meio de metodologias criativas, linguagem adequada e com exemplos que valorizam as realidades locais, mostrar que o empreendedorismo é um caminho viável a ser seguido por esses jovens e capaz de ajudá-los a modificar o ambiente em que estão inseridos.
Em Sergipe as ações já beneficiam os estudantes de ensino superior e do ensino técnico. A meta do Sebrae agora é disseminar os conteúdos aos estudantes dos ensinos fundamental e médio em diversas escolas sergipanas.
A iniciativa foi bastante elogiada pelo prefeito de Salgado, Duílio Siqueira, que enxerga nas capacitações uma oportunidade para os estudantes vislumbrarem um futuro mais promissor. “ Apoiamos essa ideia e iremos aplicar esses conteúdos em mais de vinte turmas, beneficiando quase 500 estudantes. Quem sabe não consigamos estimular o surgimento de grandes empresários?”.
O prefeito de Cristinápolis, Raimundo Leal, também comemorou a parceria firmada com o Sebrae. “ Conhecemos o potencial dos nossos jovens e sabemos que eles são capazes de promover uma transformação no local onde vivem. Acho que esse trabalho que será desenvolvido em sala de aula é o primeiro passo desse processo”.
Além dos quatro municípios, o Sebrae tem buscado parcerias com outras prefeituras para a disseminação do Programa Educação Empreendedora nas escolas.