Instituto Banese recebe inscrições para capacitação em curadoria
Contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição, o Circuito Sergipe de Curadoria é voltado para o público atuante na promoção das artes visuais em Sergipe e será totalmente gratuito.
Instituto Banese recebe inscries para capacitao em curadoria (Imagem: Divulgao/Museu da Gente Sergipana)
O Instituto Banese e o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, juntamente com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal, e em parceria com o Departamento de Museologia e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe, realizarão o Circuito Sergipe de Curadoria, projeto selecionado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição. O objetivo é aprimorar o conhecimento e a prática do trabalho em curadoria de exposições a partir do entendimento da produção e da visão crítica sobre a arte contemporânea, considerando seus aspectos conceituais, expográficos e educativos.
A partir da troca de experiências com conceituados profissionais da área oriundos de diversos estados do Brasil, o circuito proporcionará uma construção coletiva acerca do tema da curadoria relacionada às artes visuais contemporâneas e servirá de estímulo e referência para as produções artísticas locais. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e entender o amplo panorama da curadoria na atualidade a partir das trajetórias profissionais e da vasta experiência dos convidados.
A iniciativa contemplará rodas de conversa abertas ao público em geral, que acontecerão às sextas-feiras, das 18h às 20h, e uma capacitação formada por um ciclo de encontros realizados aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, que abordarão algumas especificidades da curadoria artística na atualidade. Além disso, o circuito envolverá a produção e o lançamento de uma publicação contendo artigos dos palestrantes convidados e de outros profissionais da área sobre o tema da curadoria e outros assuntos relacionados, que será organizada pela curadora independente Cristiana Tejo.
As rodas de conversa serão abertas ao público em geral, pessoas interessadas na temática e participantes das ações promovidas pelo Museu da Gente Sergipana, não sendo necessária inscrição prévia. Já a capacitação, formada por cinco encontros, tem como público alvo estudantes e profissionais de Museologia, Artes Visuais, Arquitetura, educadores, curadores, gestores, artistas, demais profissionais envolvidos na execução e promoção das artes visuais em Sergipe, que deverão se inscrever até o dia 26 de agosto. Os selecionados serão informados no dia 31 de agosto.
As mesas redondas e o ciclo de palestras acontecerão de acordo com o seguinte cronograma: nos dias 02 e 03 de setembro Cristiana Tejo falará sobre a relação do curador com o espaço, alicerçada em sua experiência com artistas brasileiros e estrangeiros em diferentes espaços; a discussão sobre Expografia será nos dias 09 e 10 de setembro com Lígia Nobre, que apresentará sua experiência tanto na cenografia em teatro quanto no Paço do Frevo, em Recife, onde atuou. O processo teórico da museologia na ação curatorial será abordado nos dias 23 e 24 de setembro pela chefe do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe, Neila Maciel. Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro Mônica Hoff apresentará sua vivência em curadoria educativa, compartilhando com o público sua contribuição na Curadoria do Educativo da Bienal do Mercosul. Encerrando a capacitação, o circuito receberá nos dias 07 e 08 de outubro o artista Eder Santos para falar sobre a relação do artista com o curador a partir das suas experiências com vários curadores nas exposições coletivas e individuais das quais participou. Eder Santos é autor de uma densa obra em vídeo e instalação, cujos trabalhos integram acervos de instituições como o Musem of Modern Art, Nova Iorque; e o Centre Georges Pompidou, em Paris.
Para se inscrever na capacitação, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no endereço
https://circuitosergipedecuradoria.wufoo.com/forms/zsw0ug080hxot/, e enviar currículo contendo sua experiência profissional e/ou acadêmica e uma carta de intenções informando a razão do interesse de participar da capacitação para o email circuitocuradoria.se@gmail.com.
A participação no Circuito Sergipe de Curadoria é totalmente gratuita. Para os participantes da capacitação será emitido certificado de 40h com chancela do Instituto Banese e Universidade Federal de Sergipe, através do Departamento de Museologia, desde que comprovada a frequência mínima de 75% dos encontros. Todo o evento acontecerá no Museu da Gente Sergipana e contará com tradução em libras. Para mais informações, entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.