Robótica: braço tecnológico na formação do aluno
A utilização das tecnologias dentro do contexto educacional é de múltiplas possibilidades. O que antes era apenas uma ferramenta do "fazer", tranformou-se em subsídio para os estudos das diversas áreas do conhecimento. O aprendizado com a Robótica, por exemplo, promove o desenvolvimento de habilidades e competências resultando em domínio dos recursos com a melhor aplicação dos conteúdos conceituais das áreas do conhecimento, por isso, se tornou uma ferramenta presente no universo escolar e tem estimulado cada vez mais os alunos.
Robtica: brao tecnolgico na formao do aluno (Imagem: Assessoria Fies/SE)
Juntando a teoria à prática ela é capaz de desenvolver conceitos como: trabalho em equipe, auto desenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade e postura empreendedora. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, entre outros.
Nas escolas do SESI Sergipe a Robótica é incorporada ao currículo do Ensino Médio como a disciplina Oficina Tecnológica e é aplicada em laboratório montado com kit´s da Lego e computadores apropriados para atuar com linguagem de programação que pode ser instalada em robôs para execução de missões programadas.
“Os estudantes em equipes de trabalho desenvolvem múltiplas habilidades para que as tarefas programadas sejam executadas com êxito e, quando não alcançam o sucesso programado eles tem a oportunidade de aprender com a revisão do check list e a remontagem. Nas turmas de Educação Infantil e fundamental, a Robótica entra em estudo como transversalidade em aulas das diversas disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento motor, raciocínio lógico e senso de equipe”, explica Lygia Santos, diretora do SESI-CEFEM "Jair Meneguelli".
Ao longo do ano letivo também são desenvolvidas várias práticas com os compostos dos kit´s. Um exemplo é o projeto “O Trânsito Consciente”. Desenvolvido dentro da instituição desde 2014, os estudantes têm como desafio promover ações para um trânsito seguro utilizando Robótica. São desenvolvidas também palestras e atividades lúdicas para despertar a conscientização de jovens quanto ao trânsito seguro e alertar sobre o uso de álcool e drogas na direção.
Ao trabalhar com a Robótica na Educação é possível explorar as diversas competências dos alunos e prepará-los para um possível mercado de trabalho, onde atualmente, entre os mais variados requisitos na hora da escolha, estão a criatividade e competências para enfrentar desafios e procurar soluções de problemas.