Página virtual do Pré-universitário da Seed/Sergipe é sucesso entre estudantes e internautas
Criativa e inovadora, fanpage do Preuni no facebook aumenta diariamente o número de acessos e de seguidores.
Pgina virtual do Pr-universitrio da Seed/Sergipe sucesso entre estudantes e internautas (Imagem: Seed/SE)
Em uma das salas destinadas à coordenação do curso Pré-universitário, nas dependências do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/DASE/Seed), em Aracaju, uma pequena equipe, com apenas professores da rede estadual de ensino, tem feito um trabalho inovador, ao administrar e produzir conteúdos para a página do curso em uma rede social virtual (https://www.facebook.com/PreuniSeed/).
Seria apenas mais uma fanpage nesta rede se os conteúdos não estivessem atraindo tanto a atenção dos estudantes sergipanos.
Diárias, as publicações feitas nesta página têm despertado o interesse dos estudantes e internautas, a ponto de registrar recentemente a marca de 150 mil pessoas atingidas em uma única postagem.
"Tivemos a felicidade de ver uma das nossas publicações, um vídeo de poucos segundos sobre os assuntos mais recorrentes em cada disciplina nas provas do Enem atingir um universo significativo de estudantes em tão pouco tempo", afirma entusiasmado o professor de língua portuguesa Ronney Marcos, um dos cinco responsáveis pela produção de conteúdos e administração da página.
De acordo com Ronney, esse mesmo vídeo já foi compartilhado mais de 800 vezes, "inclusive por cursos preparatórios e estudantes de outros estados", ressalta ele.
Dentre os recursos utilizados para atrair a atenção dos estudantes, a equipe de professores do Preuni/Seed tem priorizado a produção de infográficos, vídeos e imagens ilustradas abordando conteúdos da matriz curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sob a supervisão pedagógica da coordenadora do programa, Laila Gardênia, e do professor João Manoel de Faro.
História seriada
Intitulada A verdadeira Face do Herói, a coordenação do Preuni utiliza, de forma didática e com inovação, o universo das histórias em quadrinhos e surpreende os estudantes e internautas mais uma vez ao contar, por meio de infográficos publicados em série, o contexto histórico e geopolítico no qual foram criados os super-heróis do Universo Marvel e da DC Comics, "desmascarando o papel ideológico e cultural para o qual serviram no decorrer do século XX", explica Ronney, também responsável pela criação de arte da página.
A saga foi iniciada com a história do Huck. Para isso, a equipe de professores da área de ciências humanas do Preuni/Seed se utilizou do contexto da Guerra Fria, quando a contaminação atmosférica era uma ameaça que se alastrava.
O infográfico explica aos estudantes que 450 testes nucleares foram realizados entre 1945 a 1962, efetuados pelos EUA, URSS, França e Grã-Bretanha, e o personagem da HQ é justamente um cientista exposto a um experimento (bombas de raio de gama), o qual é causador de suas anomalias.
"Nesse ambiente surgem não só o Hulk (experimentos com raios-gama), mas o Homem-Aranha (picado em um laboratório por um aracnídeo radioativo), os X-Men (mutações genéticas herdadas pelos pais) e o Demolidor (vítima de dejetos radioativos)", ressalta o professor Ronney, ao afirmar que todos estes estão retratados nesta série infográfica preparada pela equipe do Preuni/Seed.
Acesso
Segundo explica o diretor do DASE, Fábio Leite, o considerável número de visualizações do vídeo sobre os temas mais recorrentes do Enem contribuiu para dar uma alavancada nos números da página.
Ele afirma que após a publicação, o número de curtidas saltou da casa dos seis mil para quase oito mil curtidas (7.944).
"O número de comentários e compartilhamentos das postagens, em constante crescimento na página do Preuni, demonstra também que estamos produzindo conteúdos pedagógicos de forma inovadora e criativa, os quais têm sido utilizados para estudos complementares pelos estudantes que irão prestar as provas do Enem", afirma o diretor do DSE, Fábio Leite.
Preuni
Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/Seed), o programa Pré-universitário (Preuni/Seed) tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso preparatório, inteiramente gratuito.
Executadas ao longo do ano, as ações do programa Pré-universitário estendem-se até os dias das provas do ENEM, quando os professores e a equipe da coordenação pedagógica realizam um "acolhimento" aos alunos matriculados no programa.
Antes funcionando em 37 polos, o Preuni foi expandido em 2016 e conta agora com 44 polos, distribuídos em 29 munícipios, atendendo a 5.550 estudantes de todas as regiões do Estado. Em cada um desses polos, os estudantes assistem a quatro aulas presenciais diariamente, de segunda a sexta-feira.