Aracaju (SE), 29 de abril de 2025
POR: Patricia Teles
Fonte: Assessoria Fies/SE
Em: 11/11/2016 às 10:04
Pub.: 13 de novembro de 2016

Jovens apostam no ensino técnico como melhor meio para a conquista do primeiro emprego

É o que aponta pesquisa recente do SENAI, realizada com 2.002 jovens de todo país com idades entre 13 e 18 anos.

A pesquisa Os jovens, a educação e o ensino técnico, elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) entre os dias 08 e 18 de outubro de 2016, mostra que 71,6% dos jovens entrevistados atribuíram grande importância à Educação Profissional para a conquista do primeiro emprego. 72,4% citam vários pontos positivos acerca da formação técnica, como ser um bom começo na carreira profissional, ter boa aceitação das empresas e preparar melhor para o mercado de trabalho.

A maioria dos entrevistados (60,2%) não veem pontos negativos no Ensino Técnico e a crítica mais comum está ligada a duração dos cursos. Esta questão foi apontada por 12,4% dos jovens, por considerarem que os cursos possuem uma curta duração.

De forma geral a Educação Profissional foi bem avaliada. Segundo a pesquisa, 42,3% dos entrevistados consideram bom o ensino técnico oferecido no Brasil; 29,1% o avaliam como regular; 7,6% como ótimo, 2,9% como ruim e 1,1% como péssimo. Além disso, 15,7% não souberam opinar e 1,3% optaram por não responder à questão.

O levantamento foi realizado em todas as regiões do país de acordo com a distribuição da população brasileira. 51,3% dos jovens eram do sexo feminino e 48,7% do sexo masculino; 38,5% moram no Sudeste, 30,6% no Nordeste, 17,3% nas regiões Norte e Centro-Oeste e 13,7% no Sul. Parte dos jovens da região nordeste (41%) também avaliaram bem o Ensino Técnico.

Em termos de qualidade, Sergipe tem se destacado, conquistou por dois anos consecutivos (2014 e 2015) o primeiro lugar, em âmbito nacional, no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) e medalhas de ouro e prata na última edição da Olimpíada do Conhecimento Etapa Nacional.

Olimpíada do Conhecimento

Mais uma vez Sergipe está presente na maior competição de profissões técnicas das Américas, a 9ª edição começou quarta-feira (10) e termina dia 13 de novembro, em Brasília. A equipe sergipana é composta pelos alunos: Gleyce Kelly Graça da Silva, Havanny Najara Lemos Santos, Laís Soares Nunes, Letícia do Carmo Santos, Rafael Santos Silva e Thais Sader de Melo. Os estudantes competem com os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte no desafio intitulado "Festa Saudável".

O tema está relacionado a demanda por alimentos mais saudáveis na área de eventos, no lugar dos tradicionais produtos servidos. O desafio tem como objetivo produzir pratos saudáveis para um evento com 20 convidados de diferentes idades com restrições alimentares. 


Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

A decisão do STF sobre concursos internos apresenta diversas vantagens e desafios. Aqui estão os principais pontos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação