Aracaju (SE), 17 de janeiro de 2026
POR: Helmo Goes
Fonte: Senac Sergipe
Em: 13/07/2017
Pub.: 14 de julho de 2017

Alunos apresentam games produzidos durante curso de Desenvolvimento de Jogos

Alunos do curso de Desenvolvimento de Jogos do Senac/SE apresentaram os games produzidos por eles durante o curso. A atividade marcou o encerramento das aulas, que culminaram na criação de nove jogos eletrônicos, entre 2D e 3D. A apresentação dos trabalhos aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, e foi acompanhada por alunos de outros cursos e também por funcionários da instituição.

Alunos apresentam games produzidos durante curso de Desenvolvimento de Jogos (Foto: Senac Sergipe)

Alunos apresentam games produzidos durante curso de Desenvolvimento de Jogos (Foto: Senac Sergipe)

Segundo o instrutor Francisco Farias, o diferencial da turma foi a criação de um jogo FPS (First Person Shooter), o primeiro desta categoria desenvolvido dentro do Senac/SE. Para que um game se enquadre nesta classificação, é preciso que o jogador enxergue o cenário à sua frente a partir do ponto de vista do personagem do jogo, como se os dois fossem a mesma pessoa.

“Foi a primeira turma de Games que eu assumi e já começamos com esse desafio. Desenvolver um FPS não é uma tarefa tão simples quanto parece. Mas quando, no início do curso, perguntei que tipo de jogo eles queriam criar, eles disseram que queriam aprender a desenvolver um FPS. Então fomos buscar uma maneira para que eles pudessem fazer isso em quatro semanas, e eu acho que o resultado foi muito bom para tão pouco tempo”, avaliou Francisco.

Novas possibilidades
Entre os alunos, o sentimento era de terem descoberto um novo mundo, cheio de possibilidades. É o caso de Polliana Silva. Graduada em Tecnologia da Informação, a aluna buscava um curso no qual pudesse desenvolver a criatividade. “Queria aprender, aprimorar o que eu já sabia, e a área de Desenvolvimento de Jogos mexe muito com a criatividade. Eu gosto da possibilidade de criar algo novo, do zero, algo meu. Gostei muito do curso e agora descobri um hobby que pode virar uma profissão”, declarou.

“Sempre tive vontade de aprender mais sobre games, pois eu gosto muito de jogar. E eu também tenho a intenção de criar algo diferente, revolucionário, sempre estou pensando em fazer coisas novas. Quero me unir aos meus colegas e criar algum jogo educativo, pois é o que está em ascensão no momento”, disse Lucas Almeida Azevedo.

Para o programador de computadores Felipe Rocha Monteiro, o curso foi a chance de descobrir novas habilidades. “Eu sou programador, mas nunca havia produzido jogos. Então eu quis aprender a criar games e desenvolver mais habilidades nas outras áreas da programação. Espero levar esta atividade como profissão daqui em diante”, afirmou Felipe.

Aerton Castro Oliveira é apaixonado por games desde criança. Para aprender a criar seu próprio jogo, o aluno de Ciência da Computação se matriculou no curso do Senac/SE. “Quando eu era criança, me inscrevi numa rede social infantil online que, na verdade, era um jogo. Quando descobri que esse jogo foi desenvolvido no Brasil, surgiu a vontade de criar os meus próprios jogos. Então vi que o curso fazia parte do portfólio do Senac e resolvi me inscrever. Pretendo permanecer nessa área e usar os conhecimentos adquiridos durante o curso para continuar desenvolvendo jogos no futuro”, planeja Aerton.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação