Encceja 2017: Avaliação substituirá o Enem para certificação de nível médio e fundamental
Inscrições estarão abertas no período de 7 a 18 de agosto, no próprio site do programa federal.

Encceja 2017: Avaliação substituirá o Enem para certificação de nível médio e fundamental (Foto: Divulgação)
O Ministério da Educação lança nesta segunda-feira, 24, o edital de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Os estudantes que desejarem se inscrever terão a oportunidade de se candidatar a uma vaga no período de 07 a 18 de agosto. A prova substituirá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como diploma do ensino médio e acontecerá no dia 08 de outubro, para os residentes no Brasil, e dia 10 de setembro para os estudantes que residem no exterior.
A inscrição é gratuita através do site do exame nacional. Os exames são destinados para todos jovens e adultos que residem no Brasil ou no exterior e que, dentro da idade própria, não terminaram seus estudos.
O Encceja é um programa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). O objetivo é oferecer aos alunos que não tiveram como estudar quando mais jovens a oportunidade de acelerar os estudos. Podem realizar a avaliação os estudantes com idade mínima de 15 anos que desejam tirar a certificação do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
Segundo a chefe do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja), Departamento de Educação (DED), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Adjane Moura, o Encceja possibilita que os candidatos retomem os estudos. "É uma oportunidade importante para que os estudantes recuperem o tempo perdido e a Seed e o MEC oferecem todo o apoio logístico necessário", disse ao comentar que em Sergipe a avaliação acontecerá na sede de todas as regionais.
Prova
Adjane Moura explica que o Encceja é um exame que deve verificar as habilidades, competências e saberes obtidos através do processo de escolarização - ou em processos formativos.
As provas do Encceja 2017 serão compostas por 30 itens de múltipla escolha e para obter o certificado Encceja o participante deve acertar pelo menos 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.