Prêmio Professores do Brasil 2017: Inscrições foram prorrogadas até 4 de setembro
As inscrições para o Prêmio Professores foram prorrogadas até 4 de setembro, devendo ser feitas através do portal premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

Prêmio Professores do Brasil (Foto: Divulgação)
De acordo com o coordenador estadual em Sergipe, Jorge Costa Cruz, essa é uma oportunidade para compartilhar experiências. "O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa através da qual os professores podem socializar as experiências de sucesso com outros docentes do país, além de ser um reconhecimento e divulgação dos trabalhos dos professores das escolas públicas, que contribuem para a melhoria dos processos educacionais.
Até o momento já foram inscritos 47 relatos, mas Jorge Costa adverte que é preciso finalizar o processo de inscrição. "Em 2017 o prêmio está em sua 10ª edição e convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional", explica Jorge Costa.
Premiação
São objetivos do Prêmio reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil, valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino, estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação, oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.
Na etapa estadual, o professor selecionado recebe uma placa em homenagem pelo desempenho no Prêmio em seu estado. Na etapa regional, recebe R$ 7.000,00 (sete mil reais) e mais troféus, viagem apoiada pela Capes para participação em programa de capacitação na Irlanda, equipamentos de informática com conteúdo educativo para as escolas. Na etapa nacional, o professor receberá R$ 5.000,00 (cinco mil reais), mais troféu.