Entenda o porquê escolher uma graduação EAD
O diploma dos cursos a distância tem a mesma validade dos presenciais, além dos inúmeros benefícios que a modalidade oferece.
O Ensino a Distância (EAD) cresceu muito no país na última década. O Censo da Educação Superior revela que há mais de um milhão e meio de estudantes fazendo faculdade no formato online. Além dessa afirmação, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), durante a pandemia a busca pelos cursos online cresceu 59% nos últimos dois anos

Franco Ferreira, professor tutor da Unit - Foto: Asscom Unit
“Além de organização, a dica que eu dou para esse aluno é que ele precisa estar comprometido com sua rotina de estudos, já que é ele mesmo que irá determinar os horários de estudar. Ele precisa também estar atento a todos os conteúdos que são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), lá tem vídeo aulas, exercícios, desafios e têm atividades práticas que fomentam esse viés prático”, explica.
Outra característica bastante notada nos alunos dessa modalidade é a autonomia, uma vez que permite que o aluno decida a maneira que quer estudar. “O aluno é o protagonista, então ele não fica dependendo do aval dos professores para realizar as tarefas. Mas caso tenham dúvidas basta entrar em contato com esse professor pelos diversos canais de comunicação, além das aulas que ficam gravadas podendo ser assistidas a qualquer momento do dia”, pontua.
O tutor conta que existe um leque de benefícios para quem busca o EAD. “Como vantagem do EAD eu destaco a virtualidade, os conteúdos que ficam AVA. Além de ser uma modalidade que mesmo separado geograficamente o aluno ele está presente, por meio de várias ferramentas, vários e de uma vasta biblioteca virtual e acesso à estrutura física da universidade quando precisar. Então mesmo ele sendo um aluno da modalidade ele pode usufruir de todos os benefícios da estrutura física da instituição”, infere o tutor.
Ele contempla também o comparativo na quantidade de dias que o aluno precisa se deslocar até a universidade. “No presencial o aluno precisa ir todos os dias. Na maioria das vezes precisa ir no mínimo três, no máximo cinco dias por semana e na modalidade no EAD varia entre dois ou uma vez no mês para fazer a prova. Então essa questão do deslocamento é um grande diferencial”, finaliza.