O que são metodologias ativas e como elas atuam no aprendizado do aluno?
Entenda a importância dessas metodologias e como elas podem ser aplicadas no ensino-aprendizagem do aluno.

Maria Pereira, coordenadora do polo EAD da Unit em Vitória da Conquista/BA - Foto: Asscom Unit
As metodologias ativas consistem na abordagem na qual o aluno é colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, atuando como protagonista, e não mero espectador. Essas metodologias também podem ser encontradas na modalidade de Educação a Distância (EAD).
De acordo com a coordenadora do polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit) em Vitória da Conquista/ BA, Maria Pereira, o aluno é o responsável pela busca de conhecimento de forma autônoma. “As metodologias ativas dizem respeito a estratégias de ensino projetadas com a finalidade de auxiliar os alunos a aprenderem de maneira mais dinâmica, participativa e autônoma, possibilitando-os se tornarem protagonistas no processo de aprendizagem”, afirma.
As metodologias podem ser aplicadas em sala de aula diariamente levando sempre em consideração o objetivo de cada instituição/turma/aula. Pois, cada uma delas busca desenvolver uma habilidade diferente. Assim, se o desejo é promover a colaboração dos alunos na realização de uma mesma tarefa, o trabalho em equipe é uma ótima alternativa.
“A utilização dessas metodologias no ensino torna a aprendizagem mais dinâmica e significativa tanto para o aluno enquanto cidadão crítico e participativo, quanto para a instituição que aumenta o engajamento entre alunos e professores. Pois, os discentes estão sendo sempre desafiados a pensar e pesquisar para poderem efetuar as tarefas propostas”, explica a coordenadora.
A coordenadora conta que essas metodologias ativas estimulam os alunos a construírem seus saberes, por meio de vivências de situações reais, que favorecem a autonomia dos pensamentos e ações na resolução das situações problemas. Bem como, desenvolver habilidades colaborativas entre todos os agentes.
“A intenção da utilização das metodologias nas aulas é atrair os alunos por meio do dinamismo de um ambiente de aula mais flexível e interessante, com formatos diferentes do mesmo conteúdo, na finalidade de fazer com que o aluno seja o protagonista de seus saberes. Isso possibilita uma aprendizagem prazerosa e significativa”, aborda.
Uma das ferramentas que ativam essas metodologias é o ambiente Virtual de aprendizagem (AVA) que requer a preparação do aluno, o incentiva a assumir riscos, além de melhorar o seu pensamento crítico. “As instituições universitárias devem buscar incluir as metodologias ativas de modo inovador e contínuo, utilizando cada vez mais a flexibilidade quanto ao modo como cada pessoa aprende proporcionando aos alunos experiências diversificadas e dinâmicas. Assim, elas cumprirão o papel de estimular as competências e habilidades exigidas atualmente”, pontua a coordenadora do polo EAD.