Aracaju (SE), 04 de dezembro de 2024
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 12/12/2022 às 14:02
Pub.: 12 de dezembro de 2022

Empreendedorismo: 5 cursos a distância para quem busca ter o próprio negócio

O próprio negócio é o sonho de muitos, mas conhecer sobre o assunto faz total diferença para começar. Um curso superior possibilita novos caminhos para ir além.

Empreendedorismo: 5 cursos a distância para quem busca ter o próprio negócio - Foto: Asscom Unit

Empreendedorismo: 5 cursos a distância para quem busca ter o próprio negócio - Foto: Asscom Unit

Empreender e ser o próprio chefe é o que muitos querem, porém, nem todos entendem como dar o passo inicial, isso porque a maioria não tem conhecimento prático e teórico de como empreender. Existem cursos superiores na modalidade de Educação a Distância (EAD) que disponibilizam todo o suporte para esse perfil.

Antes de falar sobre os cursos, a coordenadora do curso de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), Ivania Souto, ressalta as vantagens. “A primeira são as possibilidades, isso porque uma pessoa que busca empreender em um tipo de jornada dessas, procura possibilidade de um futuro melhor; em seguida realização, já que ter um próprio negócio permite realizar objetivos de vida com mais autonomia, dentro dos parâmetros, e por fim, controle, com ele é possível gerir os esforços de uma forma mais flexível, podendo selecionar de forma mais focada tarefas e pessoas com as quais gostaria de trabalhar”, diz a coordenadora.

Muitas pessoas que seguem este caminho ficam empolgadas e com altas expectativas, mas muitas vezes começam de forma amadora. A coordenadora destaca que é necessária a profissionalização e recomenda que o futuro empreendedor estude sobre o segmento que deseja atuar. 

“Conversar com pessoas com experiência e trocar informações. Conhecer o mercado e  público. Após isso, é necessário elaborar um plano de negócios. Esse é um documento muito importante que ajuda a atingir as ideias. Ao escrever um plano, o profissional começa a ter noção de todos os movimentos que irá precisar fazer para concretizar a ideia. Além disso, o plano de negócios é um documento que irá ajudar a conseguir financiamentos, parcerias e organizar o processo de tomada de decisões”, pontuou Ivania. 

Os principais cursos precisam reunir partes essenciais para abrir um negócio como, por exemplo: comunicação, finanças, gestão, entre outras etapas. Enquanto alguns têm um foco específico de área, outros abrangem mais possibilidades dentro do mundo do empreendedorismo, confira 5 desses cursos: 

Administração: oferece uma visão geral de etapas importantes para gerenciar um negócio. “É uma graduação que prepara o aluno para definir e implementar diferentes estratégias gerenciais de planejamento, criação e gerenciamento de processos organizacionais, logística, marketing, produção, finanças e investimentos”, diz a coordenadora.

Além disso, aborda a aplicação de recursos e o processo de tomada de decisão para garantir que as mudanças da organização tenham um resultado positivo. “O aluno irá aprender a planejar, organizar, controlar e direcionar recursos para obter resultados positivos para a organização onde atua, seja como funcionário ou como empreendedor”, completa.

Ciências Contábeis: este é um curso para quem busca empreender, vale tanto para o financeiro da empresa, quanto para quem busca ter um negócio exclusivamente nessa área, já que existem vastas opções de serviços a serem ofertados. O profissional pode atuar em consultoria, para realizar auditoria contábil, tesouraria e até gestão financeira.

Engenharia de Produção: este curso reúne conhecimentos importantes de administração. O profissional que o escolhe será capaz de gerenciar processos financeiros e materiais de uma empresa, além dos recursos humanos, buscando expandir a produção e a rentabilidade.

Gestão: é importante que a organização conte com profissionais qualificados e que façam um bom gerenciamento em cada setor e processos organizacionais. Diferentemente das outras opções, essa você consegue escolher os cursos por área, como por exemplo:  Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.

Marketing: não adianta iniciar um negócio sem que ninguém conheça o produto ou serviço. Ter uma formação em Marketing pode ser uma boa opção para aprimorar o empreendimento ou optar como serviço para empreender. O marketing possibilita uma visão estratégica do mercado de trabalho, as tendências de consumo para investir e fortalecer a imagem do produto para os clientes que já existem e para os futuros a serem conquistados.

“É importante investir em marketing, divulgar os produtos e serviços. Além de definir os diferenciais de mercado, é necessário investir também em um bom atendimento aos seus clientes. Ter controle sobre as atividades, e não abrir mão da tecnologia para facilitar esse processo”, aconselha.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação