Vale a pena investir em um curso superior em Mídias Digitais?
Ter uma formação em Mídias Digitais faz toda a diferença, uma vez que maior parte dos profissionais que atuam na área não são formados.
Vale a pena investir em um curso superior em Mídias Digitais? - Foto: Asscom Unit
De acordo com uma pesquisa feita pela Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil iniciativa que reuniu as empresas Resultados Digitais, Rock Content, Vendas B2B e Mundo do Marketing mostra que 94% das empresas usam técnicas de Marketing Digital como estratégia de crescimento. Isso só evidencia a necessidade de bons profissionais na área de Mídias Digitais e Marketing Digital.
Por se tratar de uma profissão em ascensão, a maioria dos profissionais desse ramo não possuem formação, o que faz com que um profissional formado na área saia na frente quando se trata de aperfeiçoamento e técnicas. Segundo o professor regente da Universidade Tiradentes (Unit), Mário Eugênio de Lima, o curso vai propiciar ao aluno a formação de um conjunto de competências fundamentais.
“O profissional terá autonomia intelectual para operar ferramentas específicas de relacionamento do consumidor com suas marcas em ambiente digital, bem como o desenvolvimento de habilidades e que consolida a formação de um profissional empreendedor e gerenciador do seu negócio, além de buscar a eficácia através de decisões estratégicas para as mídias digitais e a gestão eficiente com seus respectivos targets”, explica o professor.
Ter uma formação em Mídias Digitais é uma forma de conseguir salários melhores em até 118% de acordo com uma pesquisa feita pela Catho Educação, abrindo também caminhos para melhores colocações, pois quanto maior for o conhecimento, maiores serão os desafios e as responsabilidades que serão assumidas dentro de uma empresa.
Além de diferenciar o profissional no mercado de trabalho, ter uma formação em Mídias Digitais possui grandes vantagens, como:
Melhora a criatividade: Profissionais dessa área têm a criatividade constantemente estimulada, já que o mundo digital se reinventa a todo momento. Por isso é preciso produzir conteúdos diferenciados para não perder a relevância no meio virtual. Assim, essa graduação pode ajudar no desenvolvimento pessoal como um todo.
Área de crescimento acelerado: Trata-se de um mercado em expansão acelerada. Hoje em dia, as empresas que não exploram as possibilidades das mídias sociais perdem a posição competitiva. O comportamento do consumidor mudou com a revolução digital, logo, o mercado precisa acompanhar esse movimento.
Formação versátil: A graduação em Mídias Digitais tem como vantagem a formação versátil, isso porque a grade curricular do curso abrange matérias de áreas relacionadas, como: Modelos de Negócios Eletrônicos; Análise de Resultados em Ambientes Digitais; Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado; Gamificação e Mídias Digitais; Métricas e Mídias Digitais; User Experience; Ferramentas Práticas para Inovação e Habilidades de Liderança.
Curso de Mídias Digitais a distância
Para quem tem o desejo de ter uma formação em Mídias Digitais, mas não possui tempo suficiente devido a rotina corrida. A Universidade Tiradentes oferece o curso na modalidade de Educação a Distância (EAD) permitindo que o aluno tenha flexibilidade e rapidez na formação por se tratar de um curso tecnológico voltado para o mercado de trabalho.
“Temos conteúdos voltados para os aspectos técnicos do Vídeo e do Tratamento Digital, Captação e Edição de Vídeo Mobile, Fotografia, Arte Publicitária, Redes Sociais, Laboratório de Narrativas Multimídia, dentre outros. De maneira geral ele irá aprender a aplicar conceitos e práticas das mídias digitais; analisar dados e usar informações; aproveitar potenciais de mercado considerando oportunidades e ameaças; elaborar e implementar estratégias de mídias digitais; comunicar, criar e manter relacionamentos com os stakeholders; criar experiências positivas com o consumidor; controlar e mensurar resultados das ações de marketing digital”, infere.