Investimento educacional oferece vantagens e benefícios sem precedentes
Consultor comercial do EAD dá dicas para quem busca investir na área da educação e revela vantagens de empreender na área.

Investimento educacional oferece vantagens e benefícios sem precedentes - Foto: Unit
Para quem busca excelentes oportunidades de investimento, analisar o ramo da educação pode ser uma ótima ideia. O setor tem sido visto com bons olhos para quem busca uma forma de ampliar os negócios, já que gera rentabilidade atraente. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, mostra o admirável crescimento de 37% do ramo da educação, comparado com o total de empresas ativas no país, que teve queda de 6,73%.
Quando se foca na Educação a Distância (EAD), os números são ainda mais chamativos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), durante os anos de 2014 até 2019, houve um aumento total de 119% nas matrículas do EAD.
De maneira geral, quando o assunto é parceria, o mercado mostra mais segurança quando em comparação com outros negócios. Além disso, também há mais lucratividade, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que mostra o ramo educacional encarregado de movimentar R$134 bilhões ao ano.
“Empreender na educação tem apresentado grande potencial de crescimento no Brasil. A formação é essencial para o desenvolvimento da vida profissional. Além disso, existe uma alta procura por emprego. Por conta disso, os polos educacionais contam com grande demanda em território nacional”, pontua o consultor de expansão comercial EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Alisson Pinto.
Mesmo no EAD, o qual os conteúdos são mediados de forma online, o Ministério da Educação (MEC) exige que as universidades tenham um polo EAD à disposição do aluno. “A intenção é tornar mais próximo o contato entre o estudante e a instituição, como forma de complementar as atividades desenvolvidas no meio virtual”, destaca.
Os Polos Parceiros
O especialista diz, ainda, que para se tornar um parceiro com um polo EAD, existe o mesmo trâmite de qualquer negócio. Deve ser elaborado um bom planejamento, e que leve em consideração as características específicas do mercado, as vantagens do tipo de negócio e as concorrências.
É, na verdade, um centro operacional que oferece o suporte necessário aos alunos, seja nas atividades presenciais, ou na resolução administrativa junto às secretarias dos cursos. O polo representa um ponto de referência onde os ingressos poderão trocar experiências a cada encontro.
“De um certo ponto de vista nosso modelo de parceria se parece sim com o de uma franquia tradicional, afinal, nosso parceiro se utiliza de nossa marca, nossos serviços e modelos de gestão. Outras questões que nos assemelham às franquias tradicionais são a segurança em empreender numa empresa com expertise, o reconhecimento de mercado e a expansão de novos pontos de captação e da nossa maneira de gerir, operar e divulgar nossos serviços”, explica Alisson como funciona o modelo.
Mesmo sendo uma modalidade a distância, é preciso deixar claro que nem tudo é virtual no EAD. “Existem diversas instituições renomadas que oferecem graduações a distância. No entanto, uma parte da carga horária total do curso deve corresponder a tarefas presenciais. Essa é uma exigência do MEC, que está regulamentada no Decreto nº 9.057/2017 De qualquer modo, a maior parte do curso será realizada de forma online, por meio de videoaulas, exercícios online e discussões em fóruns virtuais”, ressaltou.