Recursos Humanos em 2023: o que esperar do mercado?
Devido à nova mentalidade de trabalho consequente da vivência humana nos últimos anos, as organizações precisarão transformar sua cultura e se adaptar à nova realidade.
Recursos Humanos em 2023: o que esperar do mercado? - Imagem: Asscom Unit
Pouco se ouvia falar em home office no período anterior à pandemia da Covid-19, e o modelo presencial era quase unânime. Com a disseminação do vírus, o mercado em geral foi obrigado a se adaptar da água para o vinho, quase que do dia para a noite. Eis o modelo 100% remoto. Mas aos poucos, muitos passaram a voltar para os seus escritórios.
Diante deste cenário, manter a produtividade, engajamento e sintonia com os valores da organização foram alguns dos principais desafios do gestor de Recursos Humanos. Em outras palavras, este profissional possuiu e possui um papel fundamental em cada empresa onde atua.
“Ao se falar em sociedade, nós levamos os nossos olhares para as pessoas que fazem parte dela. O profissional de RH, ao lidar diretamente com pessoas, desenvolvendo iniciativas na organização que possam elevar a satisfação, o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos colaboradores, estará contribuindo diretamente com a sociedade”, destaca o coordenador operacional do curso de Ciências Contábeis e dos cursos Tecnólogos em Gestão da Universidade Tiradentes (Unit), Joenison Batista.
Os resultados de uma empresa acontecem de acordo com a valorização de seus colaboradores. No entanto, é fundamental o papel da liderança como motivador dessa mudança de visão em relação ao trabalho. “Uma das possibilidades para o profissional de RH está associada à consultoria, ou seja, prestar serviços de consultoria de RH para as organizações, realizando um diagnóstico do clima organizacional, traçando estratégias para retenção e desenvolvimento de talentos da organização”, pontua Joenison.
Observando e acompanhando o cenário dos últimos anos, torna-se fato a necessidade de transformação cultural e adaptação à nova mentalidade de trabalho em 2023. Até mesmo porque o todo ganha quando existe a satisfação e motivação dos profissionais. A equipe é mais saudável, os líderes mais completos e os resultados melhores.
Curso EAD em Gestão de Recursos Humanos
O mercado de trabalho para o gestor de RH sempre terá espaço, afinal, trata-se de pessoas. Além disso, é uma profissão que precisa se renovar constantemente, o que acontece com o mundo. Em outras palavras, é preciso acompanhar as atualidades e se especializar cada vez mais. Uma boa forma para isso é o curso de Gestão de Recursos Humanos, ofertado pela Unit na modalidade de Educação a Distância (EAD), o que permite ao aluno flexibilidade em seu dia a dia.
“O curso de Gestão de Recursos Humanos da Unit traz como diferenciais um corpo de docentes mestres e doutores, com vivência no mercado. Mediante uma estrutura curricular envolta em conhecimentos teóricos e práticos, o estudante irá aprender no decorrer das disciplinas, quais as principais atividades a serem desempenhadas pelo profissional de RH. Além disso, a UNIT conta com uma estrutura muito completa, desde a estrutura física até o ambiente virtual de aprendizagem AVA”, elenca o coordenador.
Durante o curso de graduação, a busca pelo desenvolvimento de competências é clara, indo do comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), estimulando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.
Dentre as disciplinas estudadas estão: Gestão do Fator Humano; Gestão do Desempenho Organizacional; Sistemas de Trabalho; Gestão por Competência; Técnicas de recrutamento, seleção e treinamento e Planejamento de Carreiras.