Centro de Educação Profissional Berila Alves promove simulação de eventos vulcânicos e geológicos em Nossa Senhora das Dores
A Exposição Geologia e Pedogênese ocorreu no centro comercial da cidade.

A Exposição Geologia e Pedogênese ocorreu no centro comercial da cidade -Foto: Divulgação | Unidade Escolar
A estrutura geológica do planeta, os processos de formação e evolução, fenômenos físicos e o movimento das placas tectônicas, terremotos e vulcanismo foram temas de pesquisa da I Exposição Geologia e Pedogênese, realizada pelo Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, no centro comercial de Nossa Senhora das Dores. O projeto foi apresentado na escola no início do mês, precisamente no dia 3 de junho, e, para expandir o conhecimento à comunidade local, a exposição aconteceu pela primeira vez em praça pública semanas depois.
A exposição incluiu simulação de eventos vulcânicos e geológicos. Também foram abordados temas referentes aos diferentes tipos de solos, composição, produtividade e tipos de perfis que caracterizam cada um deles.
Essa atividade foi orientada pelo professor de Geografia, Nilson Santos, e apresentada pelos alunos das cinco turmas da 1ª série do Ensino Médio. Divididos em equipes, os alunos passaram por um período de orientação e confecção de material para apresentar e demonstrar, na prática, os conceitos abordados em sala de aula. Entre eles, estiveram o de Geologia, que aborda a formação e evolução do planeta, e de Pedogênese, que estuda a origem e formação dos solos.
Durante a exposição, as equipes apresentaram seus respectivos temas ao público em geral, dentre professores, estudantes e pessoas da comunidade que passavam pelo calçadão do centro comercial. “Com essa atividade, os alunos são direcionados a conhecer a importância do trabalho de um geólogo e a possibilidade de seguir carreira profissional nesta área, tendo em vista que a escola é uma instituição que visa à formação técnica e preparatória de profissionais”, destacou o professor Nilson Santos.
De acordo com relatos dos estudantes expositores, a experiência foi bastante promissora e estimulante. Alguns relataram que essa experiência de sair dos limites da escola e estar em contato direto com a comunidade representou uma oportunidade de superação pessoal. Outro comentário foi de que a iniciativa se configurou como um treino para desenvolver a habilidade de comunicação e demonstração do que aprenderam em sala de aula. Os estudantes também afirmaram que nunca tinham participado de uma exposição como essa, e que tal evento significou uma excelente oportunidade de aprendizado, principalmente no exercício de falar em público e de explicar temas acadêmicos com experimentos práticos.
“Essa etapa da exposição foi a continuação de uma mostra que foi inicialmente planejada e executada na escola como atividade de um sábado letivo, no qual houve a avaliação e seleção de equipes para essa continuação da atividade pedagógica”, disse o professor.