Escola discute novos modelos de Educação, tecnologia e os desafios no processo de aprendizagem
O educador e apresentador do programa "Vigiando a Vovó" (GNT), Marcelo Cunha Bueno, encerrará a Conferência CCPA.

Primeiro dia de evento reuniu um grande time de gestores: Bruno Verás, CEO do SAE Digital; Leonardo Matos, coordenador geral do CCPA; Gustavo Dantas, diretor regional da Greatschools; Roberta Monteiro, diretora pedagógica do CCPA; e Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, vice-reitor da Unit - Foto: Divulgação
Até amanhã, 19, acontece a Conferência CCPA, evento que reúne gestores, professores e familiares na discussão do ensino, processos de aprendizagem e os desafios do conhecimento com o uso de ferramentas tecnológicas. O encontro, que teve início na segunda, 17, proporciona à comunidade escolar vivenciar uma experiência de total imersão para iniciar o segundo semestre do ano letivo com o pensamento inovador e práticas atualizadas de aprendizagem. E numa integração entre escola e família, o educador e apresentador do programa "Vigiando a Vovó" (canal GNT), Marcelo Cunha Bueno, abordará a temática de conhecimento mútuo entre corpo docente, alunos e familiares na utilização das inovações tecnológicas em favor do conhecimento. A participação de Marcelo Cunha acontece nesta quarta, 19, quando então se encerra o grande evento educacional.
“Antes, o livro de didático apresentava todas as respostas de uma atividade. Hoje não mais, sendo proposital porque ele precisa levar o aluno buscar construir a própria resposta com o uso de tecnologia, com o uso de outras ferramentas, que vai além do papel. Então, é uma discussão muito bacana para mostrar à família o desafio que hoje o professor tem, o desafio que a família tem, e como é que a gente deve construir isso juntos na formação do indivíduo no mundo cada vez mais tecnológico, muitas vezes superficial e líquido. Como é que a gente pode fortalecer laços, vínculos, construir para o futuro sem deixar de perceber valores, sem deixar de perceber princípios éticos? Essa é a discussão no terceiro dia com a família, encerrando essa imersão e grande conexão de toda a comunidade escola”, destaca o coordenador geral do CCPA, Leonardo Matos.
Ainda sobre a programação, Leonardo aponta as temáticas a serem discutidas com todos profissionais participantes da engenharia do conhecimento. “No primeiro dia, discutimos os novos modelos de educação e a experiência do cliente, com o time de gestão administrativa da escola. Hoje, 18, a discussão é mais pedagógica, em que serão debatidos os desafios atuais da Educação, característica geracionais dos nossos alunos, o que nós já tivemos, o que hoje nós temos e o que teremos? Como a gente pode, em sala de aula, construir essa escola imersiva? Construir essa escola de experiência? Entender o professor como um gestor? Enfim, fazer o professor se perceber também como um gestor escolar, como um promotor de boas práticas, mais do que conteúdo formal, mais do que matemática, física, biologia, química. O professor se vê como um protagonista do processo e um mediador das novas tecnologias e do conhecimento de aprendizagem”, explica.