Pais de alunos aprovam reforço pedagógico durante férias escolares da rede municipal

Pais de alunos aprovam reforço pedagógico durante férias escolares da rede municipal - Foto: Marcos Panxão | Ascom Semed
Pais e responsáveis pelos estudantes têm elogiado a iniciativa e reconhecem que as aulas proporcionam um reforço no aprendizado das crianças. É o caso de Amarildo Rezende, pai do pequeno Lucas, de 9 anos, aluno da Emef Dom José Vicente Távora, no Bairro Industrial. “É ótimo, muito bom. Meu filho é autista, então esse reforço para ele vem justamente por causa disso, e aos poucos ele está se desenvolvendo. Meu filho gosta da escola e tem tido uma ótima participação”, contou.
Mariana Calumby, mãe de Matheus Yago Calumby, de 7 anos, também aprovou a iniciativa. “Achei ótimo, porque só assim ele vai aprender mais. O tempo que ele estaria em casa brincando, estará aqui na escola estudando mais. Acredito que isso vai ser bom para o desenvolvimento dele nos próximos anos”, afirmou.
Para Isla da Silva Menezes, mãe de Yan Guilherme Menezes Santos, de 8 anos, seu filho não pôde ter uma frequência regular durante o primeiro semestre, então agora é a hora de recuperar. “Acho bacana porque está incentivando, ele vai aprender mais. Meu filho não teve tanto tempo para estudar, por conta de um câncer que teve, então ficou mais na quimioterapia. Ele está precisando desse reforço, então em vez de estar em casa, está na escola”, aprovou ela.
Gonçalves Menezes é avô de Diogo Alexandre, de 7 anos, também aluno da Emef Dom José Vicente Távora. “Meu neto realmente estava precisando desse reforço, então foi uma iniciativa muito boa. Será fundamental para o desenvolvimento dele”, disse.
Opinião semelhante à de Alex Oliveira Santos, avô de Eloá Ayla, de 11 anos. “Para uma criança que não está evoluindo muito, é bom para a recuperação dela. Tem aluno que quando reprova prefere estar em casa, sem fazer nada. Então acredito que para minha neta esse reforço escolar é um bom incentivo para que aprenda mais. Ela mesmo me pediu para vir ao reforço”, afirmou.
Reforço pedagógicoOs alunos que estão participando do reforço pedagógico foram identificados com mais dificuldade no aprendizado através das Avaliações Diagnósticas e da Prova de Leitura. Cada turma conta com um professor e, no máximo, dez alunos, para que seja ofertado um atendimento mais individualizado a cada estudante.
Durante as aulas, os professores estão trabalhando com os cadernos Relembrando, do Educaju. Além do trabalho com o material didático, são realizadas dinâmicas que estimulam um aprendizado mais atrativo e o acompanhamento mais minucioso de cada estudante. Ao final do reforço será aplicada uma Prova de Fluência Leitora similar a anterior, do fim de semestre, para que seja verificado se o aluno conseguiu avançar durante as duas semanas de aulas extras.
O reforço escolar de férias foi implantado na rede municipal em 2022, estratégia que apresentou significativos avanços e tornou-se uma política da rede. Durante as aulas, os alunos recebem atendimento individualizado para que possam acelerar o processo de desenvolvimento da leitura. O reforço pedagógico é um momento de correções de rotas no ensino para que o aluno tenha o desenvolvimento acelerado e possa, no segundo semestre letivo, avançar junto aos demais colegas de sala.