Aracaju (SE), 28 de abril de 2025
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 05/09/2023 às 08:01
Pub.: 05 de setembro de 2023

Pesquisa estuda alternativa para tratamento de efluentes produzidos em ônibus

Estudo de aluno do Doutorado em Engenharia de Processos da Unit, que desenvolve um sistema de tratamento alternativo dos efluentes, tem atividades de pesquisa em parceria com universidade dos EUA.

O pesquisador Raul José Alves Felisardo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Unit, apresentou parte de seu estudo durante um simpósio no Arizona (EUA) - Foto: Asscom Unit

O pesquisador Raul José Alves Felisardo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Unit, apresentou parte de seu estudo durante um simpósio no Arizona (EUA) - Foto: Asscom Unit

Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Universidade Tiradentes (Unit) estuda possibilidades de tratamento dos efluentes produzidos por usuários de ônibus e outros veículos do transporte rodoviário de longa distância. O estudo vem sendo desenvolvido pelo pesquisador Raul José Alves Felisardo, que é aluno do doutorado em Engenharia de Processos do PEP e está realizando parte da pesquisa na Arizona State University (ASU), nos Estados Unidos, em um tipo de programa conhecido como ‘doutorado sanduíche’, no qual parte da pós-graduação é feita no exterior. 

O trabalho, que aborda a aplicação da tecnologia eletroquímica em um sistema de tratamento descentralizado, já tem uma patente depositada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), além de um protótipo de eletrosaneamento que foi apresentado em um simpósio sobre reutilização potável e industrial de efluentes, realizado em janeiro deste ano no estado americano do Arizona. 

De acordo com Raul, esse estudo faz parte da sua tese de doutorado, desenvolvida como continuação da linha de pesquisa que adotou ainda em seu período de iniciação científica. “O objetivo geral de minha tese é construir uma planta de tratamento automatizada e estudar processos conduzidos eletroquimicamente no tratamento in situ da urina gerada por usuários de transporte rodoviário de longa distância”, explica ele, destacando que a busca por tecnologias descentralizadas de tratamento de efluentes tem sido apontada como uma das soluções mais viáveis às atuais estratégias centralizadas do setor. 

“Os impactos para a sociedade são diversos, uma vez que estamos buscando soluções sustentáveis de gerir efluentes. Isso é especialmente importante ao considerarmos a demanda por recursos hídricos com o aumento populacional e também a falta de acesso a instalações de saneamento e água de qualidade para o consumo”, completa o pesquisador, que fica em atividades nos EUA até dezembro e deve defender a tese em março do ano que vem. A tese está sob orientação dos professores Eliane Bezerra Cavalcanti e Luiz Fernando Romanholo Ferreira, do PEP/Unit, com participação do professor espanhol Sergi Garcia-Segura, da ASU/EUA. 

Experiência adquirida
O interesse e a habilidade de Felisardo pela pesquisa surgiram ainda na graduação, quando era aluno da própria Unit, no então curso de Engenharia de Petróleo, entre 2014 e 2018.Na ocasião, ele participou de projetos de iniciação científica, atuando junto ao Laboratório de Tratamento de Resíduos e Efluentes (LTRE), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). As pesquisas em que atuou, conduzidas por outros professores ligados ao PEP/Unit, investigaram temas como tratamento de efluentes, processos eletroquímicos, aplicação de biomoléculas e degradação de pesticidas. 

Um de seus trabalhos venceu dois prémios concedidos em 2018: o Prêmio Jovem Petroleiro, concedido pelo 3º Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Conepetro) e o primeiro lugar em Trabalho Científico do Programa de Iniciação Científica PIBIC/UNIT/CNPq, durante a 20ª SEMPESq (Semana de Pesquisa da Unit). E seu trabalho de conclusão de curso, sobre fluidos de perfuração de poço voltados para aplicação na indústria de petróleo, foi base de um artigo científico publicado no ano passado pela revista científica Brazilian Journal of Production Engineering. 

“A iniciação científica proporcionou minha introdução ao mundo da pesquisa acadêmica e científica, e desempenhou um papel crucial na minha preparação para o doutorado e para o desenvolvimento de minha carreira. Foi importante para desenvolver minhas habilidades como pesquisador, além de autoconhecimento e motivação na carreira que estou seguindo”, afirma Raul, que também participou de projetos de extensão e de mobilidade acadêmica internacional durante a graduação.


Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação