Aluna de Medicina da Unit conta experiência durante estágio em São Paulo
A estudante Thalitta Vasconcelos concluiu recentemente o internato em gastroenterologia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz; estudos foram um preparativo para a residência médica.

Thallita Vasconcelos das Graças, aluna do último ano de Medicina da Unit e participante do internato no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo - Foto: Asscom Unit
A parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo (SP), têm proporcionado muitas experiências de aprendizado para vários estudantes de Medicina, que têm a oportunidade de fazer o seu estágio curricular num hospital de referência em tratamentos de alta complexidade no Brasil. Uma das alunas que passaram por esta experiência foi Thallita Vasconcelos das Graças, que cursa o 11º semestre de Medicina na Unit e fez o internato na especialidade de Gastroenterologia, durante todo o último mês de julho.
Ela conta que chorou muito ao ter o seu currículo aprovado na seleção interna para uma das 20 vagas no internato, em abril, ao tempo em que curtia a sensação de dever cumprido. A maior motivação para se candidatar ao internato foi a chance de aprender um pouco da prática médica fora do estado, buscando expandir ainda mais os seus horizontes.”Queria ter uma experiência diferente do que é vivido aqui. Sempre pensei em São Paulo, porque é lá que eu quero fazer residência. Quando apareceu a oportunidade, não pensei duas vezes”, lembra.
Uma das características que mais lhe impressionaram durante o estágio foi a intensa dinâmica de execução dos trabalhos e de comunicação entre as equipes de profissionais de saúde, o que confere ao HAOC uma maior agilidade e precocidade nos diagnósticos dos pacientes ali atendidos. “Tudo é passado de uma especialidade para outra com muita agilidade, tudo acaba sendo mais rápido, mais dinâmico e mais esclarecedor. Vi exames que nunca imaginei que existiam. Foi muito bom, porque aprendi muita coisa diferente, como conceitos novos, condutas diferentes e práticas”, afirmou Thalitta.
Tais aprendizados também influenciaram o seu modo de enxergar a profissão. Para ela, o internato lhe ensinou a ser mais paciente, mais cautelosa e cuidadosa. “Que a vida passa rápido, que as pessoas precisam de ajuda e muitas vezes não é só uma medicação, é uma simples conversa que cura. O internato me fez aprender que por mais que saibamos a teoria, nada se iguala a uma prática bem feita. As experiências, conversas com pacientes, exames…”, relembra.
Estas experiências vêm sendo decisivas para a conclusão de seu curso, que está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2024. Após a formatura, a futura médica pretende retornar à capital paulista para fazer a residência médica, consolidando ainda mais um antigo sonho: o de cuidar de pessoas. “Sempre achei bonito o ato de cuidar, desde criança eu falava que seria pediatra. Nunca tive nenhum familiar médico, mas sempre foi um sonho para mim porque desde criança eu ia muito a médicos”, e eu achava tudo aquilo muito interessante”, explica.
O internato
Fundado em 1897, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz conta hoje com três unidades em São Paulo,que somam 350 leitos - incluindo internação e UTI - e 22 salas cirúrgicas. Tem como visão o cuidado pleno à saúde para garantir o melhor resultado à saúde do paciente, e cujas decisões são baseadas em suas necessidades e nas melhores evidências científicas. Ele é parceiro do Grupo Tiradentes desde 2019 e, desde então, já recebeu cerca de 30 estudantes das unidades vinculadas à instituição sergipana, que foi a primeira do Nordeste a firmar esse tipo de convênio.
O curso de medicina tem duração média de seis anos e carga horária dividida entre aulas teóricas e práticas. O estágio obrigatório no curso é correspondente aos dois últimos anos e recebe o nome de internato, sendo uma etapa primordial para a formação médica. Seu objetivo é proporcionar uma vivência de internato em um hospital de grande porte e referência internacional, além de possibilitar que o aluno desenvolva novos conhecimentos, habilidades e competências.