Aracaju (SE), 17 de janeiro de 2026
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 09/10/2023 às 08:01
Pub.: 09 de outubro de 2023

Unit já enviou 41 alunos de doutorado em Engenharia para estudos no exterior

Pesquisadores complementam os estudos em universidades estrangeiras, através do chamado “doutorado-sanduíche”; modalidade contribui com o aumento da qualificação da universidade e dos próprios alunos.

O pesquisador Raul José Alves Felisardo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Unit, apresentou parte de seu estudo durante um simpósio no Arizona (EUA) - Foto: Arquivo Pessoal

O pesquisador Raul José Alves Felisardo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Unit, apresentou parte de seu estudo durante um simpósio no Arizona (EUA) - Foto: Arquivo Pessoal

Um dos grandes atrativos e atributos de um programa de pós-graduação é a sua capacidade de interação com o que há de melhor e mais avançado na pesquisa e na inovação em todo o mundo. Isso se dá, por exemplo, através do chamado “doutorado-sanduíche”, no qual um aluno de doutorado passa parte do curso, geralmente entre seis meses e um ano, realizando parte de sua pesquisa para a tese em faculdades, universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do exterior.

Um dos programas de stricto sensu que mais investem neste tipo de qualificação é o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP), da Universidade Tiradentes (Unit). Desde sua criação, em 2005, 41 pesquisadores foram contemplados com doutorados-sanduíches em 24 institutos e universidades de oito países: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Chile, Cuba, Canadá e Estados Unidos. Desses, três estão no exterior com o projeto em andamento, devendo voltar ao Brasil até o início de 2024. 

Já entre as instituições contempladas, estão universidades bastante conhecidas internacionalmente, como as de Coimbra (Portugal) e da Califórnia-Berkeley (EUA). “Geralmente, é em uma instituição de renome no exterior. Durante esse período, o estudante aproveita as expertises e a infraestrutura do grupo estrangeiro para complementar seus estudos”, explica o professor-doutor Giancarlo Richard Salazar Banda, coordenador do PEP/Unit. 

Esses envios são possíveis graças à concessão de bolsas e incentivos à pesquisa, através de agências públicas de fomento, como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), além de instituições estrangeiras como a Fulbright Program, dos EUA. 

“O doutorado-sanduíche geralmente não exige nenhum investimento por parte do aluno ou da universidade. Assim, quando o aluno é contemplado com uma bolsa de estudos, o órgão de fomento também cobre as passagens e o seguro saúde do discente durante o período de permanência na instituição estrangeira”, explica Banda. 

O doutorando pode concorrer a essas bolsas através de processo seletivo interno ou da apresentação do projeto de pesquisa pelo orientador. A seleção atende a critérios definidos pela agência ou instituição, como aprovação no exame de qualificação ou projeto de tese, proficiência mínima em língua estrangeira, viabilidade, relevância científica e potencial de impacto, entre outros definidos em cada edital. Na Capes, o edital específico com as normas de seleção é publicado geralmente no início do ano. Há ainda previsão de que o CNPq e o Fulbright abram editais específicos para envio de propostas de pesquisa.

Vantagens
Para o professor Giancarlo, o investimento em doutorados-sanduíche no exterior representa uma série de ganhos e benefícios para o Programa e para a Universidade. Entre eles, estão o aumento da qualidade da formação dos alunos, a cooperação entre pesquisadores de diferentes países e a participação dos alunos em publicações conjuntas em revistas científicas de renome internacional. 

“O doutorado sanduíche é uma importante estratégia para fortalecer a formação de uma cultura internacional na universidade, e para o desenvolvimento de uma visão global dos seus estudantes e pesquisadores. Ele também pode ser um diferencial para atrair novos talentos para o programa de pós-graduação, o que pode contribuir para o aumento da competitividade do programa e para a formação de uma massa crítica de pesquisadores qualificados”, ressaltou.

Ainda conforme o coordenador, o aluno que faz “doutorado-sanduíche” ganha mais vantagem ao se colocar no mercado de trabalho, pois esse período no exterior permite que o estudante adquira uma série de competências e habilidades valorizadas pelas empresas. “O aluno tem a oportunidade de aprimorar o seu domínio de um idioma estrangeiro, o que é essencial para a comunicação e colaboração internacional. Pode conhecer uma nova cultura e viver em um ambiente multicultural. Tem ainda a chance de adquirir uma visão global do mundo e dos seus desafios, além de construir uma rede de contatos com pesquisadores e profissionais de outros países. Tudo isso pode ser útil para a sua carreira acadêmica ou profissional”, destaca Salazar.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação