Inteligência Artificial desempenha um papal cada vez mais importante dentro do marketing
Como um dos setores que mais cresce atualmente, o marketing digital é uma das áreas que tem intensificado o uso da IA, visando a potencialização do alcance e efetividade de suas estratégias.
A inteligência artificial (IA) ainda pode soar para algumas pessoas como algo saído de um filme de ficção científica, mas, sem dúvida, ela é real. E a IA já está deixando sua marca em praticamente todos os setores e profissões, incluindo o marketing.
Pesquisa recente da consultoria global Deloitte, feita com 501 companhias brasileiras, mostra que 70% das empresas irão investir em IA neste ano, sendo que 20% já utilizam os recursos dela no seu cotidiano. Como um dos setores que mais cresce atualmente, o marketing digital é uma das áreas que tem intensificado o uso da IA, visando a potencialização do alcance e efetividade de suas estratégias.

Segundo Janaína Machado, o profissional da área de marketing precisa constantemente criar estratégias e essa automatização dos dados e análise é fundamental - Foto: Arquivo Pessoal
Ainda segundo Janaína Machado, o profissional da área de marketing precisa constantemente estabelecer qual a melhor campanha, público alvo, criar estratégias e essa automatização dos dados e análise é fundamental. “A IA possibilita o mapeamento desse grande volume de informação e com tempo rápido, assim tendências e padrões que seriam difíceis de detectar manualmente podem ser identificados, isso ajuda os profissionais de marketing a tomarem decisões mais embasadas sobre as estratégias de campanha”, afirmou.
A gente vê os chatbots, os assistentes virtuais, o tempo inteiro, eles já fazem parte dos sites e dos smartphones. “Eu vejo uma tendência. Diminuindo o humano nessas ferramentas e colocando realmente assistentes virtuais. Eu penso que há uma forte tendência da IA, cada vez mais personalizada e mais inteligente. Então,ele consegue identificar através de muitos dados, o que é que aquela pessoa gosta, se ela gosta daquele produto, a cor, etc. Então eu posso fazer o tráfego muito mais personalizado para aquelas pessoas e isso significa vendas. Com esse tipo de Inteligência temos acesso a conteúdos e recomendações de produtos, ofertas com base no comportamento e nas preferências do cliente”, explicou a profissional.