PAIMI: mais de 25 anos promovendo bem-estar e integração para idosas
Idosas têm acesso a atividades que proporcionam bem-estar físico e emocional no Programa de Atenção Integral à Mulher Idosa.
Há mais de duas décadas, o Programa de Atenção Integral à Mulher Idosa (PAIMI) da Universidade Tiradentes (Unit) tem sido um farol de cuidado e integração para as idosas dos bairros Farolândia. Atualmente, o programa acolhe 60 mulheres, proporcionando a elas atividades diversificadas voltadas para o bem-estar físico e mental.
Em um ambiente que transborda harmonia, o PAIMI, em parceria com diversos cursos da Unit, como Direito, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia, Biomedicina, Estética, Nutrição, Farmácia e Educação Física, oferece um leque diversificado de atividades voltadas para a saúde e bem-estar das participantes.
As atividades são divididas nos laboratórios do bloco C, geralmente às segundas, terças e quartas. Esta semana, por exemplo, as idosas terão o suporte da equipe de Fisioterapia, Nutrição e Direito. A coordenadora do PAIMI, Zulnara Mota, promove várias atividades que envolvem cognitivo, habilidades motoras, artesanato, entre outras.
“Aqui no Paimi, nós aprendemos, fazemos amizades e ainda recebemos todo o apoio da comunidade acadêmica. Ele faz com que as idosas se sintam acolhidas e inseridas em um meio acadêmico”, relata.
A fisioterapeuta e professora da Unit Maria Jane Aquino, destaca o papel crucial da fisioterapia no programa. "Toda segunda-feira o PAIMI tem uma parceria com o curso de Fisioterapia. Então nós trazemos a parte prática da disciplina de Fisioterapia em reumato funcional e geriátrica para o atendimento das idosas", ressalta.
Atualmente, 13 alunos do curso de Fisioterapia estão envolvidos nessa prática, proporcionando sessões de 50 minutos a cada uma das 26 idosas atendidas. Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso e ao Dia do Fisioterapeuta, o foco é o relaxamento, com música suave e atividades manuais voltadas para esse propósito.
Já na terça-feira o encontro é com a equipe de Nutrição. A professora, Sandra Maia, juntamente com seus alunos, estiveram presentes para propor uma abordagem sobre a importância da ingestão de água para a saúde.
“A proposta é falar da importância da água, pode ser um assunto muito simplório, mas, não. O importante é trazer estratégias para melhorar a hidratação, o investimento em saúde, principalmente com a onda de calor que já chegou. A pessoa idosa, geralmente, esquece ou às vezes negligencia por não sentir sede. E o grande investimento é tomar água para não sentir sede, porque não espera o sinal de desidratação. Então, a nossa proposta é interativa, trouxemos algumas dicas, água saborizada e estratégias para melhorar essa relação com a água”, pontua a professora.
Para a aposentada e participante ativa do programa, Gislene Muniz, o PAIMI é um espaço que transcende a simples troca de conhecimento. "Eu comecei a ter muito conhecimento sobre a parte de farmácia, de nutrição e todos os tipos de conhecimento que eu não tive a oportunidade de fazer na faculdade. Além disso, como eu moro sozinha, ter a companhia de todas elas me faz muito bem", declara.
Iraci Azevedo, também aposentada e integrante assídua, enxerga o PAIMI como uma extensão da família. "Aqui é o verdadeiro jardim. Eu me sinto em família, principalmente porque a equipe que nos atende é muito atenciosa e se preocupa muito comigo. Isso faz toda a diferença", relata.