Conservatório de Música recebe cursos e apresentações do programa "Experiência Extensionista II"

Alunos da Universidade Tiradentes promoveram oficinas, cursos e apresentações para em parceria com professores do Conservatório - Foto: Divulgação | Unidade Escolar
O Conservatório de Música, localizado em Aracaju, realizará até o dia 8 de novembro, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), uma série de programações especiais. Associados com o universo da música, temáticas como marketing digital, gastronomia, projeto de vida e carreira são abordadas entre os estudantes dos cursos técnicos em canto, instrumento e formação continuada.
Possibilitando que os alunos conheçam as possibilidades que a música traz em combinação com outras áreas, a primeira ação ocorreu no dia 25. Com isso, os alunos puderam escolher entre a temática voltada para a importância da construção do projeto de vida e carreira ou participar de estratégias e dinâmicas sobre os cuidados com a saúde mental.
Nesta próxima semana, precisamente no dia 1° de novembro, os estudantes poderão ter a oportunidade de continuar esse ciclo de descobertas pelas áreas. Intitulado como ‘Música Brasileira e direitos humanos’, a relação entre os dois temas serão abordados de forma dinâmica, com a participação especial de um músico sergipano.
No mesmo dia, haverá oficinas para os estudantes do Conservatório sobre redes sociais e sua conexão com o marketing digital, com dicas para investir na construção de um perfil profissional voltado para a música. Além dessas opções, os alunos do curso de gastronomia irão ensinar uma receita na cozinha do conservatório.
Para o dia 7 de novembro, o grupo pedagógico de Música Popular Brasileira (MPB), orientado pelo professor Cleudson Passos, vai se apresentar na Unit campus Farolândia. Encerrando o ciclo, no dia 8, no Conservatório de Música, ocorrerá uma palestra sobre as consequências da automedicação no contexto musical. De forma simultânea, haverá em outro espaço a apresentação intitulada ‘novos caminhos’, destacando as possibilidades que o meio digital oferece.
A partir das visitas realizadas pelos alunos da Unit ao Conservatório, a construção das programações ocorreu com base na história, assim como as atividades que são realizadas. A partir dessas demandas iniciais, os projetos foram sendo desenvolvidos entre os cursos de comunicação social, biomedicina, farmácia, direito, gastronomia, educação física, psicologia, fisioterapia e enfermagem.
A coordenadora pedagógica, Kadja Araujo, fala sobre o atual momento do Conservatório com a parceria. “É um momento muito feliz e oportuno de estreitar laços com o ensino superior, de promover conhecimento; uma ocasião também em que os alunos podem interagir com estudantes de outra instituição. Os alunos estão muito envolvidos, aprendendo sobre diversas áreas e que são essenciais para a carreira do músico e do cantor. No primeiro momento da programação, os alunos foram acolhidos pelo grupo de cordas e sopros do Conservatório, e a cada encontro haverá recepção com música”, destaca.
A professora de experiência extensionista, Hannah Linhares, comenta a experiência do primeiro dia de dinâmicas. “Os alunos do Conservatório nos receberam com uma apresentação musical. Tem sido uma parceria superlegal. Espero que gere bons frutos e desejo que a comunidade do Conservatório goste e aprecie a experiência", finaliza.