Aracaju (SE), 28 de junho de 2025
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 24/01/2024 às 12:23
Pub.: 24 de janeiro de 2024

Prefeitura de Aracaju recebe declaração de vacinação atualizada no ato da matrícula nas escolas

Prefeitura de Aracaju recebe declaração de vacinação atualizada no ato da matrícula nas escolas - Foto: Ascom | SMS | Prefeitura de Aracaju

Prefeitura de Aracaju recebe declaração de vacinação atualizada no ato da matrícula nas escolas - Foto: Ascom | SMS | Prefeitura de Aracaju

Com o intuito de aumentar a cobertura vacinal, em especial nos índices referentes à imunização infantil, além de otimizar o fluxo, a Prefeitura de Aracaju, de forma intersetorial, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), através do Programa Saúde na Escola (PSE), instituiu a entrega da “Declaração de vacinação atualizada”, no ato da matrícula, nas escolas da rede municipal e estadual.

“O objetivo desta estratégia é aumentar as coberturas vacinais nesse público alvo, diminuindo as doenças transmissíveis imunopreveníveis e os gastos públicos com assistência à saúde em pacientes acometidos pelas doenças transmissíveis. O intuito principal é alertar os pais ou responsáveis sobre o acompanhamento adequado da situação vacinal, em especial dos alunos de 0 a 6 anos de idade, nas escolas municipais. Já para as escolas estaduais, foi solicitada a declaração de vacinação atualizada para todos os alunos”, destaca a referência técnica da SMS, Aline Guimarães.

Fluxo estabelecido

Os pais ou responsáveis pelo aluno deverão comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) do seu território, portando o cartão de vacinação dessa criança ou adolescente, para que a equipe de Saúde verifique a necessidade de atualização das vacinas, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação da Criança, preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Após realizar a atualização do cartão de vacina, compete ao profissional de saúde que realizou o atendimento o preenchimento do impresso da Declaração de Vacinação Atualizada. Esta declaração passa a ser um documento necessário para a realização da matrícula escolar do aluno nas redes municipais e estaduais de ensino, em 2024. Salientamos, contudo, que legalmente a atualização do cartão de vacina não é critério que impeça a realização da matrícula escolar de qualquer criança ou adolescente”, ressalta Aline.

Nota Informativa nº 01/2024

Em nota, a SMS orientou os profissionais das USFs sobre o fluxo estabelecido da atualização do cartão de vacina e a emissão de declaração de vacinação atualizada.

“No ato da matrícula também deve ser informado o número do prontuário eletrônico para todas as faixas etárias. Visto que, estes documentos são necessários para o andamento das ações do PSE para cadastro dos alunos, inserção das ações no sistema de prontuário eletrônico e envio das informações para o Ministério da Saúde”, reforça a referencia técnica.


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