FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 25 de agosto de 2025
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 08/05/2024 às 19:05
Pub.: 09 de maio de 2024

Prefeito Edvaldo assina termo de adesão para abertura de novo curso de medicina em Aracaju

Prefeito Edvaldo assina termo de adesão para abertura de novo curso de medicina em Aracaju - Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Prefeito Edvaldo assina termo de adesão para abertura de novo curso de medicina em Aracaju - Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, 8, a reitora do Centro Universitário Maurício de Nassau em Aracaju (Uninassau – Aracaju), Cilene Andrade, e o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos, para assinar o termo de adesão para a abertura do curso de Medicina na instituição de ensino superior. Atualmente, duas universidades disponibilizam a graduação nesta área da saúde no Estado, o que será ampliado com a oferta de novas vagas, trazendo benefícios para a população, como ressalta o gestor da cidade.

“Eu acho muito importante que a gente possa ter o aumento no número da formação de médicos. Hoje, temos uma carência muito grande de formação desses profissionais em todo o país. Por isso, com a chegada do curso na Uninassau, nossa cidade passa a ter três universidades que disponibilizam esta graduação, assegurando que mais pessoas possam ter a possibilidade de ingressar em uma profissão tão valiosa e, consequentemente, a população tenha mais médicos para cuidar da saúde. Ainda há uma carência muito grande desses profissionais na atenção básica e esse é um dos grandes desafios na área da Saúde, atualmente, sobretudo nas cidades grandes. Portanto, esse é um importante passo para que possamos avançar nesse tema”, destacou.

De acordo com a reitora da Uninassau, com a chegada do curso de medicina na instituição, a população aracajuana e sergipana serão beneficiadas, não só com um aumento no número de médicos disponíveis no mercado de trabalho a longo prazo, mas já com os estudantes, quando começarem a estagiar nas unidades de saúde.

“Agradeço muito por esse espaço e vamos trabalhar para contribuir com a formação daqueles alunos que poderão realizar o sonho de entrar no curso de medicina. Isso vai trazer resultados positivos diretamente para a população, pois o maior benefício de um curso de medicina é para a sociedade onde a gente está inserida e todo seu entorno. Com o curso, vamos utilizar as unidades básicas de saúde daqui de Aracaju e de outros municípios para fortalecer a atenção primária e até diminuir a demanda por atendimentos de alta complexidade, que sempre são concentrados nas capitais”, explicou Cilene.

O acordo prevê que a faculdade de medicina use as estruturas do município para a formação dos seus estudantes, através da oferta de estágio, por exemplo. Esse fator é considerado pelo secretário da Saúde como de relevante importância para essa área da administração pública.

“A abertura desse curso é de suma importância para a cidade de Aracaju e para o estado de Sergipe. Isso traz nova mão de obra para o atendimento ao cidadão. Hoje temos somente dois cursos de medicina aqui na cidade e agora isso vai mudar. Vale lembrar também que o Sistema Único de Saúde tem uma obrigação principiológica, que é a questão de oferecer para os nossos estudantes, esses alunos universitários, a oportunidade de aprendizado prático, ou seja, teremos esses profissionais em formação trabalhando nas nossas unidades de atendimento. Isso contribui com a formação e também com a promoção à saúde dos nossos cidadãos. Tenho certeza que essa novidade será muito importante para todos os aracajuanos”, afirmou João Vitor.


O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação